Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Festejos natalinos

16 de Dezembro de 2016 18h13

Mais de 2 mil brinquedos são entregues às crianças carentes, em comemoração ao Natal

16/12/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Exatos 2.394 brinquedos foram entregues nesta sexta-feira (16) para 22 instituições não-governamentais que atendem centenas de crianças carentes e em situação de vulnerabilidade de Cuiabá. As entidades vão repassar as doações às crianças que fazem parte dos seus respectivos projetos sociais.

A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em comemoração ao Natal. Todos os brinquedos foram obtidos por meio de doações de parceiros e empresas, a pedido da primeira-dama Virgínia Mendes.

Bonecas, carrinhos, bolas e uma infinidade de presentes foram especialmente embrulhados para fazer a alegria das crianças que, muitas vezes, receberão este único brinquedo como presente de Natal, informou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

“O Natal é na próxima semana e estamos encerrando a gestão do prefeito Mauro Mendes com muita alegria de poder estar mais uma vez contribuindo para que o sorriso esteja no rosto de cada criança em situação de pobreza e vulnerabilidade aqui na nossa cidade”, afirmou.

As instituições que receberam os brinquedos foram escolhidas pela secretaria de Assistência Social, em parceria com os oito Conselhos de Direitos da capital, pelo significativo trabalho que desenvolvem em vários pontos da capital.

“Acreditamos neste modelo, em que o poder público, junto com a sociedade civil, podem muito mais na tarefa de atender a todas as crianças que precisam. Muitas pessoas são voluntárias, que se dedicam e nos ajudam; somando esforços, nós podemos fazer muito mais do que se estivéssemos sozinho”, disse.

Uma das instituições a receber os presentes foi a Associação Coletivo Cuiabá, que atende mensalmente, em média, 60 crianças com aulas de reforço de português, muay-thai, ju-jitsu, balé, inglês e atividades que complementam a formação moral das crianças.

De acordo com a representante da associação, Maria Eduarda Scedrzyk, os presentes são muito bem vindos e vão alegrar a vida de muito mais crianças, além das 60 atendidas pelo projeto.

“Pedimos para as 60 crianças escreverem cartas para o Papai Noel e distribuímos entre nossas famílias e amigos para que pudéssemos presentear as crianças. Mas faremos uma festa aberta à comunidade e sempre aparecem mais crianças do que as atendidas e esses presentes serão distribuídos entre elas. Estamos muito gratos por essas doações”, disse.

Além da Associação Coletivo Cuiabá, receberam os presentes a Associação de  Idosos Menino Jesus, Associação de Moradores Alice Novack, Associação dos Surdos, Associação de Mães Joana D’Arc, Creche Municipal São Mateus, Creche Municipal Manoelino de Jesus, Creche Municipal São  Benedito, Creche Municipal Francisco Santana,  entre outras instituições.