Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Fórum Social

19 de Setembro de 2014 17h12

Instituições sociais recebem certificado de reconhecimento da Prefeitura de Cuiabá

19/09/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Michel Alvim

Arquivo

Entidades e instituições assistenciais de Cuiabá receberam da Secretaria Municipal de Assistência Social o certificado pelos relevantes serviços prestados à sociedade cuiabana. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (19), na Secretaria Municipal de Cultura.

Foram certificadas 22 instituições cadastradas nos conselhos municipais vinculados à Secretaria de Assistência Social que atuam com o apoio da Prefeitura, por meio do Fórum Social de Cuiabá. 

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, falou sobre a importância dos projetos sociais desenvolvidos pelas entidades e instituições para a melhoria de vida das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiências ou em extrema pobreza.

“A Prefeitura busca parcerias e investe em projetos que fazem a diferença na vida daqueles que mais precisam. Assim podemos alcançar um atendimento pleno a toda população. Esta certificação é o reconhecimento pelos serviços prestados à população cuiabana”, afirmou.

A primeira-dama e presidente de honra do Fórum Social de Cuiabá, Virginia Mendes, destacou ainda que os serviços prestados por entidades não governamentais são de grande importância para complementar a atuação do poder público.

“Todas essas instituições estão de parabéns. Fico feliz em ver que existem pessoas que dedicam seu tempo a melhorar a vida do próximo, principalmente aquele que mais necessita”, disse.

Entre as entidades certificadas está a Associação Centro América de Karatê Shotokan, que desenvolve o projeto Karatê Dô Tradicional Esporte e Cidadania e atende cerca de 1.200 crianças e adolescentes. Segundo o coordenador do projeto, José Humberto de Souza, a certificação da Prefeitura garante credibilidade para que outros parceiros contribuam com a iniciativa.

“O projeto depende de verba pública e é constantemente fiscalizado. Hoje contamos com o apoio de grandes empresas e também do Criança Esperança graças a essa confiança que conquistamos”, contou.

Para o diretor do projeto Artes nas Comunidades e diretor teatral, Flavio Ferreira, esta é a primeira vez que a Prefeitura de Cuiabá oportuniza iniciativas que vão além do assistencialismo.

“As crianças e adolescentes aprenderam mais do que interpretação, dança e poesia. Elas puderam se firmar como seres humanos, aprendem que seus limites vão além do que podem imaginar e conquista um auto respeito muito maior. Algumas nunca pisaram num teatro ou entraram em um shopping e fizeram apresentações emocionantes nestes lugares”, destacou Flávio.

O Fórum Social de Cuiabá foi instituído em 2013 e tem o objetivo de debater os problemas sociais, articulando ações conjuntas entre poder público e sociedade civil organizada.