Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Qualificação profissional

08 de Outubro de 2015 11h48

Iniciadas as aulas de quatro cursos ofertados pelo Pronatec

08/10/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Começaram nesta quinta-feira (08) as aulas de quatro dos cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Emprego (Pronatec), em Cuiabá. As aulas estão sendo ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cuiabá), são gratuitas e têm duração de, no mínimo, 160 horas.

Os cursos iniciados são voltados para as áreas de organizador de eventos, espanhol básico, auxiliar de fiscalização ambiental e alimentador de linha de produção (responsável por preparar e abastecer máquinas de produção). Já o curso de padeiro começa na próxima semana.

Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, todas as 100 vagas disponíveis foram preenchidas e o município atingiu a meta de oferecer qualificação profissional às pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, além de promover a cidadania.

As vagas foram destinadas para pessoas com idade entre 16 a 59 anos e que estão inseridas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Já as inscrições foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Estamos empenhados em alcançar os objetivos do Pronatec que busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Alcançamos 100% da meta destinada a Cuiabá no ano de 2015 e esperamos que os alunos aproveitem os cursos”, comemora o secretário.

De acordo com coordenadora do Pronatec, Rosamaria Carvalho, além de oportunizar a qualificação, o Pronatec quer assegurar a permanência das pessoas no mercado de trabalho, principalmente,  neste ano de crise.

“No momento de crise como este, o índice de desemprego é muito alto. Então, mais importante ainda se torna a qualificação, porque somente as pessoas capacitadas conseguem entrar no mercado de trabalho e, com certeza, terão mais dificuldade de perder o emprego. Já a pessoa que entra  sem qualificação, com a crise, tem uma grande probabilidade de ser mandada embora. E é essa situação que nós queremos evitar”, conclui.

Além da gratuidade das aulas, os alunos recebem auxílio financeiro para alimentação e/ou transporte, e todos os materiais escolares usadas durante o curso.