Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Semana do Idoso

04 de Novembro de 2014 17h10

Idosos voltam a ser crianças em dia de lazer no Sesi Park

04/11/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Cerca de mil idosos tiveram um dia diferente oferecido pela Prefeitura de Cuiabá no Sesi Park. Nesta terça-feira (04), eles foram contemplados com uma programação especial que encerra as atividades da VIII Semana do Idoso.

Dentre as atividades oferecidas, os idosos participaram de gincanas, sorteio de brindes, hidroginástica, além de um baile na parte da tarde.

“Fechamos o parque aquático para atendê-los exclusivamente. Eles tiveram um dia maravilhoso, voltando a ser crianças, com atividades divertidas que celebram essa faixa etária que já dedicou tanto de si mesma”, revela Jerônimo Luis Barbosa Urei, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O dia de lazer, que já faz parte da agenda anual da Secretaria Municipal de Assistência Social, é o último evento de uma série de iniciativas que abordaram questões fundamentais que norteiam os idosos.

“Neste ano transformamos o evento semanal em uma espécie de Temporada do Idoso, com a reinauguração dos Centros de Convivência, palestras e prestação de serviços. Quisemos chamar a atenção da população para a situação do idoso, conquistas e novos desafios e por isso prolongamos a Semana para pouco mais de um mês”, conta Jerônimo.

O encerramento da Semana do Idoso prova que o evento anual cumpriu seu papel de debater questões cruciais além de celebrar a vida, conforme conta o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior.

“Conseguimos discutir a forma como os idosos têm sido tratados com órgãos como OAB e o Ministério Público e estamos trabalhando para fornecer uma estrutura cada vez melhor para eles. Esse tempo de lazer é a parte essencial que fecha essas discussões”, aponta.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, os frutos deste trabalho são notáveis e são fundamentais para a construção de um futuro melhor.

“Fico imensamente feliz em ver o belíssimo trabalho que o secretário José Rodrigues e o presidente do Conselho Jerônimo Luis Barbosa estão realizando. Devemos respeitar e valorizar os idosos. Com seus exemplos de vida, nos tornam pessoas mais sensíveis a muitas causas. Cuidar do idoso é respeitá-lo, é cuidar também do nosso próprio futuro”, afirma.

Para Maria Santiago Miranda, frequentadora há três anos do Centro de Convivência Maria Inês Auad, conta que o dia de lazer é sempre um festa.

 

“São tantas atividades divertidas que fica difícil escolher apenas uma. A programação é ótima e eu adoro essa festa!”, conclui com entusiasmo.