Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Oportunidade

20 de Outubro de 2014 16h02

Garotas do Siminina recebem aulas de passarela e boas maneiras

20/10/2014

RENATA NEVES

Emanuelle Rigoni

Cerca de 300 meninas do programa Siminina estão se preparando para um verdadeiro dia de princesa. Sob a coordenação do promoter Edson Guilherme, elas estão recebendo aulas de boas maneiras, postura, desfile e maquiagem.

O projeto foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e o resultado das aulas será apresentado durante evento que acontecerá no dia 3 de novembro, no Clube Feminino.

“Essa é só a primeira etapa de um grande projeto que iremos realizar com as crianças e adolescentes que participam do Siminina em 2015. Tive a honra de ser convidado pela primeira-dama Virginia Mendes e é com grande prazer e satisfação que estou passando um  pouco dos conhecimentos que tenho para essas garotas”, diz Edson Guilherme.

Para o promoter, as informações recebidas não servirão apenas para ser colocadas em prática na passarela, durante o evento.

“Mais do que aprender a desfilar, elas estão aprendendo sobre como se comportar em diversas situações, e isso incluiu a utilização das 'palavrinhas mágicas': muito obrigada, por favor, com licença, desculpe, bom dia, boa noite; e como cuidar de si mesmas. O que eu faço é um trabalho de autoestima, de enriquecimento pessoal”, explica.

Na unidade do Siminina do bairro Três Barras, cerca de 80 garotas participam das aulas. A preparação do ambiente e o fundo musical reproduzem o verdadeiro clima de uma passarela e muitas demonstram desenvoltura, revelando, quem sabe, os primeiros passos de uma futura modelo.

É o caso da Yasmin Miranda, de 12 anos. Com corpo e altura de modelo, ela vence a timidez quando começa a desfilar e demonstra verdadeiro dom para as passarelas.

Taiane Souza Nunes, de 7 anos, está gostando muito das aulas. Tanto, que também ensaia em casa para fazer bonito no dia 3 de novembro.

“Meu sonho é ser modelo, por isso depois que acaba a aula eu fico praticando em casa. Também estou gostando de aprender a me maquiar e arrumar o meu cabelo”, conta.

Luana Leonarda Gonçalves Fortes, de 9 anos, já está colocando em prática as lições aprendidas.

“Aprendi a ter postura na sala de aula e em outros lugares que visito e usar as ‘palavrinhas mágicas’”, relata.

Também participam das aulas crianças e adolescentes de 6 a 14 anos dos bairros Primeiro de Março, Pedra 90 e região.