Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Incentivo

21 de Outubro de 2016 10h17

Fundo do Idoso vai garantir que melhor idade seja contemplada com novos projetos e iniciativas

21/10/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

O surgimento do Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (FUMAPI), lançado na noite desta quinta-feira (20), vai garantir que a melhor idade cuiabana seja contemplada com projetos e novas iniciativas que priorizem a saúde e bem-estar dos idosos. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC–MT) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a iniciativa, que possui apoio da Receita Federal, Banco Itau e da empresa de desenvolvimento de suporte de softwares Código 5, vai possibilitar a arrecadação de recursos através das doações deduzíveis do Imposto de Renda, tanto de pessoa física como jurídica.

“Temos mais de 9 mil idosos em nossa capital que recebem o equivalente a um salário mínimo como auxílio. Essas pessoas são incapazes de se manter financeiramente e muitas delas vem de situações de vulnerabilidade. Além disso, temos presenciado o aumento no índice de violência contra a melhor idade, seja pelo abandono ou até mesmo apropriação de seus recursos. Este público precisa do nosso amparo e toda a população precisa se envolver nesse processo. Os idosos dedicaram suas vidas à construção de Cuiabá em sua juventude e nós, cuiabanos, somos responsáveis por eles. É nosso papel se envolver no cumprimento das políticas públicas em prol dos idosos e podemos fazer isso através das doações de parte do Imposto de Renda. Todo recurso arrecadado é vital para o funcionamento dos Centros de Referências de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Convivência para Idosos (CCIs)”, revela José Rodrigues, secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Para Jerônimo Urei, os recursos destinados ao Fundo do Idoso vão muito maios além de permitir que os beneficiados desfrutem de uma vida em comunidade com outras pessoas. Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, as atividades propostas nos CCIs, como aulas de costura, ginástica e bailes, promovem o prolongamento da vida do idoso, o tornando parte integrante da sociedade, independente de estar aposentado. Segundo ele, estes bons reflexos são motivos fundamentais para ampliar a atuação do município na vida desta geração.

“Os idosos são completamente ativos, mas precisam de incentivos para que continuem desfrutando deste período de suas vidas. As atividades desempenhadas pelo poder público em prol dessa geração são cruciais e garantem a longevidade da melhor idade. Durante o tradicional baile feito em alusão à Semana do Idoso 2016, reunimos mais de 400 pessoas, que se esbaldaram em um divertido dia de lazer. Esse engajamento dos mais velhos nos prova que precisamos continuar nosso trabalho e isso só será possível com a captação de recursos feita através do Fundo do Idoso. Cuiabá precisa urgentemente de um Centro Dia e de Casas-lares para atendê-los, temos uma demanda pulsante. Com a contribuição dos munícipes, tenho convicção de que conseguiremos realizar esse sonho, garantindo uma qualidade de vida digna para aqueles que deram seu suor para nossa cidade”, afirmou Jerônimo.

O papel do CRC–MT nesta parceria é justamente de orientar seus clientes a respeito desta forma de contribuição para a manutenção das políticas públicas para idosos. Conforme contou Silvia Cavalcante, presidente da instituição,  é fundamental que o contribuinte saiba que pode ajudar a manter as atividades dos conselhos municipais. Ela também salientou que o papel contábil dos profissionais implica em auxiliar a fomentação e sustentação legal de projetos dessa natureza.

“Existem duas formas de contribuir para os fundos municipais: Em caso de pessoa física, 6% do Imposto de Renda podem ser destinados, enquanto pessoa jurídica pode doar 1%. Se esta porcentagem não for devidamente separada para o auxílio de qualquer fundo municipal, o valor é automaticamente repassado para a União, o que impede que qualquer recurso volte para nossa Capital para a sustentação de iniciativas públicas. Por isso é fundamental o envolvimento do contribuinte. Com sua ajuda, os projetos sociais receberão recursos necessários para continuar funcionando, impedindo que crianças, adolescentes, idosos ou qualquer outro grupo beneficiado pelos fundos municipais, fiquem à deriva, à margem da sociedade, sem qualquer amparo”, concluiu Silvia.

O Banco Itaú, um dos apoiadores do Fundo do Idoso, aproveitou a ocasião do lançamento e efetuou uma doação de R$ 300 mil. Os interessados em efetuar contribuições para o FUMAPI podem realizar a doação na conta do Banco do Brasil, Agência 3834-2, Conta Corrente número 6.804-7 (CNPJ: 19.727.802/0001-26).