Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Diagnóstico

19 de Setembro de 2014 11h14

Fórum avalia políticas de proteção a crianças e adolescentes em Cuiabá

19/09/2014

ADEMAR ANDREOLA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), o 1º Fórum Comunitário “Município Aprovado” para avaliar e fazer um diagnóstico da situação das políticas públicas voltadas para a proteção e assistência às crianças e adolescentes de Cuiabá. O fórum foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No ano passado, o prefeito Mauro Mendes assinou o Termo de Adesão do Selo Unicef “Município Aprovado”.  O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, explicou que o selo foi criado em 1999, pela Unicef, para apoiar políticas municipais de  proteção à crianças e adolescentes entre zero e 17 anos e o prefeito Mauro Mendes decidiu assinar o termo de adesão.

A Unicef é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) criado para orientar e ajudar os países em políticas de defesa dos direitos das crianças. Até 2016, os projetos nessa área estarão sendo avaliados pela instituição internacional.

Na abertura do fórum, José Rodrigues defendeu a universalização e a melhoria na troca das informações entre os vários órgãos públicos e instituições privadas que atuam na área de proteção para que os objetivos sejam alcançados.

“O atendimento às necessidades de crianças e adolescentes vai muito além da assistência social, envolve vários órgãos que se trabalharem juntos trarão resultados mais positivos”, disse o secretário.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cuiabá, Sueli Levina da Silva, informou que além avaliar as políticas de apoio às crianças e aos adolescentes, o Fórum Comunitário encaminhará um documento para a Unicef mostrando como os projetos estão sendo executados pelas entidades. No próximo ano será realizado o segundo fórum para que em 2016, o município de Cuiabá possa receber o Selo da Unicef.