Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Minha Casa Minha Vida

18 de Novembro de 2015 14h35

Famílias comemoram resultado do sorteio; 1.896 foram contempladas

18/11/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

O sonho de ter a casa própria esta cada vez mais perto de ser realizado para as famílias contempladas no sorteio do Minha Casa Minha Vida. Os nomes foram divulgados na tarde de terça-feira (17) e foram sorteadas as famílias aptas a receber as 1.264 casas oferecidas nos residenciais Nico Baracat I, II e III e mais as 632 que vão compor um cadastro reserva. 

Centenas de pessoas estiveram presentes na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para acompanhar a divulgação dos nomes. No local, um misto de sorriso e choro. Enquanto uns se decepcionaram por não serem contemplados, outros abraçavam suas famílias, choravam e agradeciam aos céus pela sorte de serem contempladas.

Liliane Mendonça Amorim, 22 anos, foi uma das pessoas que não conseguiram conter as lágrimas ao descobrir que foi contemplada com uma moradia no residencial Nico Baracat I. Acompanhada do marido e do seu bebê de poucos meses, ela conta que divide uma casa com outras cinco pessoas no bairro Alvorada. Tudo para conseguir pagar um valor menor do aluguel que custa R$ 600.

Ela é dona de casa e o marido está desempregado e faz apenas alguns “bicos” para conseguir manter o sustento da família.  “Eu já tentei financiar uma casa, mas minha renda não deu.  Fiz a inscrição confiante e coloquei nas mãos de Deus e disse que se Ele visse que eu preciso mesmo, ele me daria essa casa. E graças a Ele eu consegui hoje. Não tenho nem palavras para agradecer”, afirmou.

Benedita Paixão de Almeida, 45 anos, também era só alegria ao saber que foi sorteada com uma moradia no residencial Nico Baracat I. Ela conta que mora com um sobrinho deficiente em uma pequena casa no bairro Altos da Boa Vista. O local, segundo ela, é estreito, não tem quintal e é cedido pelo genro.

Ela diz que já tentou ter sua casa própria, mas nunca conseguiu juntar dinheiro. Hoje, está afastada do trabalho por problemas na coluna. “Eu estou encosta pelo INSS e mesmo assim ainda tenho que cuidar do meu sobrinho que foi baleado e não pode sair de casa. Há 13 anos eu moro de favor. Mas esse resultado hoje, essa chance de ter uma casa minha, garante a certeza de que vou ter o que é meu na minha velhice”, afirmou.

Até a senhora Waldelicy Oliveira Silva, que ficou na lista de cadastro reserva, também comemorou. Segundo ela, fazer parte da lista de espera já é uma esperança de conseguir uma moradia após 14 anos de expectativa. Isto porque desde 2001 ela participa do programa Minha Casa, Minha Vida e sonha ter uma casa própria.

Hoje ela mora de aluguel e paga aproximadamente R$ 300 em uma casa de duas peças no bairro Real Parque, onde mora com a filha. “Eu trabalho de merendeira e não aguento mais pagar aluguel. Não é torcer contra as pessoas que estão na minha frente, mas eu tenho fé de que vou conseguir essa casa. Vou ficar sonhando e imaginando minha casa nova, se Deus quiser”, garantiu.

Para o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é uma satisfação poder fazer parte da história dessas pessoas que, em muitos casos, vão ter a casa própria pela primeira vez, por meio do programa habitacional. “A felicidade não tem preço.  Ver a alegria no rosto dessas pessoas que foram sorteadas com as casas e agora irão realizar o sonho de ter a casa própria e compartilhar com suas famílias é simplesmente indescritível”, afirmou.

O secretário recebeu os primeiros sorteados e explicou como eles deverão fazer para garantir a conquista das casas. Os próximos passos são a entrega de documentos, comprovação das informações fornecidas à Assistência Social e, posteriormente, à Caixa Econômica Federal.

A entrega dos documentos deve ser feita até o dia 02 de dezembro e tudo que for apresentado deverá ser original acompanhado de uma cópia, que será entregue e autenticada na própria unidade de assistência social. 

A lista de documentos a serem entregues nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Sede do Programa Bolsa Família, pode ser conferida AQUI. Os sorteados que não apresentarem a documentação exigida no prazo estipulado serão eliminados e os que estiverem no cadastro reserva serão convocados.

Assim que os documentos forem entregues, as famílias beneficiadas receberão a visita domiciliar de uma equipe técnica da Secretaria de Assistência Social para elaboração do Relatório Social, a fim de identificar as necessidades de cada família e confirmar a veracidade das informações fornecidas durante a inscrição.

Caso venha a ser detectada falsidade na prestação das informações exigidas, será feita a exclusão do sorteado, com a consequente retirada do cadastro do Sistema Habitanet, e ele não poderá realizar novo cadastramento.

Após todo processo, as famílias devem ser aprovadas conforme os critérios financeiros estabelecidos pelo programa e analisadas pela Caixa Econômica Federal. Em seguida irão celebrar contrato e pagarão parcelas correspondentes a 5% da renda familiar em um prazo de até 120 meses. Todos terão 30 dias para ocupar os imóveis, sob pena de perderem o direito para aqueles inscritos no cadastro reserva.

“É um processo um pouco extenso, mas criterioso, pois queremos garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham preferência na distribuição das casas. Acreditamos que já no início do próximo ano poderemos entregar as casas”, finalizou.

A lista dos sorteados está publicada por ordem alfabética conforme os residenciais e pode ser conferida AQUI. Já a lista das pessoas que vão compor o cadastro-reserva está publicada segundo a ordem dos sorteados e está disponível AQUI.

Sorteio

O sorteio aconteceu no último sábado (14) e foi realizado com base nos resultados do 1º ao 5º prêmio da Loteria Federal, considerando os números imediatamente anteriores e posteriores aos sorteados. 

Além disso, considerou-se os critérios de priorização que beneficiam mulheres responsáveis pela unidade familiar, famílias com idosos, pessoas com deficiência, pessoas portadoras de doenças crônicas, famílias residentes em área de risco, além daqueles que se enquadrem em três ou mais critérios de priorização ou não se enquadrem em nenhum.

Sendo assim, o 1º prêmio sorteado pela loteria federal definiu as famílias que se enquadram em três ou mais critérios de priorização citados acima e têm direito a receber 544 casas. Além disso, sorteou as mulheres chefes de família que têm direito a receber 253 casas.

Já o 2º, 3º e 4º prêmios definiram as famílias com dependentes idosos, pessoas com deficiência e pessoas portadoras de doenças crônicas que têm direito a receber 51 casas em cada um  dos critérios.

O 4º prêmio, por sua vez, sorteou as famílias residentes em áreas de risco que têm reservadas  126 casas. O 5º e último prêmio sorteou as famílias que não se encaixavam em nenhum dos critérios, mas que têm direito a 188 casas.

Esta foi a primeira vez que o processo de inscrição, bem como o sorteio, foram realizados de forma eletrônica.  Até o ano passado, o sorteio era realizado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, mas o processo passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social.