Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 2ª miniconferência

28 de Maio de 2015 17h27

Direitos do idoso são debatidos em encontro

28/05/2015

KARINE MIRANDA

Divulgação

Aproximadamente 100 pessoas participaram da segunda miniconferência realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para debater sobre a atual legislação voltada à pessoa idosa, bem como possíveis melhorias para a garantia de direitos a todos.

O evento foi realizado nesta quinta-feira (28) no Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro, na região sul da capital, e é uma continuidade das miniconferências preparatórias para a III Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, todas as conferências pretendem envolver os idosos e os diversos órgãos responsáveis a fim de  garantir a implantação da Política Nacional do Idoso.

“É muito importante que o objeto proposto nessas miniconferências seja uma questão que de fato mobilize e diga respeito a muitos outros setores nas diferentes instâncias de gestão. Assim, estamos tentando avançar junto com o Conselho no fortalecimento da política dos idosos”, afirma.

Neste sentido, a segunda edição das miniconferências buscou resgatar a vitalidade do idoso e empoderá-lo para que se tornem os protagonistas de seus direitos, de acordo com o presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Urei

O objetivo é estimular a participação dos idosos para aumentar o conhecimento dos próprios idosos, familiares e de toda a sociedade acerca da legislação voltada aos idosos, bem como para consolidar a ideia de que o idoso é um cidadão pleno de direitos que não pode e não deve ser excluído das discussões e nem das responsabilidades.

 “Ser protagonista de direitos basicamente significa ser o ator principal: aquele que se envolve e participa das discussões nos seus grupos e associações, nos Conselhos e em todos os espaços, porque deseja influir nos processos e nas decisões do governo sobre os assuntos do seu interesse”, afirma.

Segundo os dados do IBGE de 2010, 45 mil pessoas possuem mais de 60 anos na capital. Por isso, o Conselho do Idoso deu início a uma discussão sobre a criação de uma Associação de Amigos e Usuários dos Centros de Convivência do Idoso.

“O crescimento da população idosa não só em Cuiabá, mas no Brasil, sinaliza que é preciso ter Políticas Públicas e Sociais que transformem o agir e pensar da sociedade e do Poder Público. Neste sentido, ainda vamos realizar mais uma miniconferência no Centro de Convivência Maria Ignês, no dia 10 de junho, e queremos pessoas para nos apoiar por isso, a associação”, conclui.

Ainda na miniconferência foram eleitos seis delegados para participarem da Conferência Municipal da Pessoa Idosa: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por uma Cuiabá de Todas as Idades”, que será realizada no dia 18 de junho, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Haverá ainda a edição da Carta de Cuiabá contendo as principais reivindicações da População Idosa da capital, que será entregue por uma comissão às autoridades competentes.