Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Alegria

17 de Dezembro de 2014 16h42

Dia especial e presentes marcam Natal Luz para crianças e adolescentes de Cuiabá

17/12/2014

RENATA NEVES

Em meio a princesas, príncipes, rainhas e um mundo de guloseimas e brincadeiras, cerca de 2 mil meninas atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Cuiabá comemoraram o Natal nesta quarta-feira (17). 

Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a ação segue até amanhã (18), no ginásio Dom Aquino, e conta com o apoio de diversos parceiros.

“Pelo segundo ano consecutivo nós estamos promovendo o Natal Luz com as crianças atendidas pelos programas sociais da Prefeitura e este ano conseguimos organizar tudo em um único espaço, com uma infraestrutura melhor e mais atrações de lazer e recreação para as crianças. Também tivemos a contribuição de inúmeros parceiros que doaram brinquedos para estas crianças. Quero agradecer imensamente a ajuda de todos, pois graças a eles milhares de crianças terão um Natal diferente, com mais amor e solidariedade”, destacou Virginia.

Após fazer pintura corporal, maquiagem e deliciar um algodão doce, Josiane de Amorim Silva, de 9 anos, participou de uma gincana de danças e estava ansiosa para saber quais seriam as outras atividades. “Eu estou gostando muito. É muito legal poder brincar com as minhas amigas e comer tanta coisa gostosa”, disse.

“Eu conheci o Papai Noel e tirei foto com ele. Agora quero fazer um desenho bem bonito no meu braço”, contou, animada, Daiane Santos de Oliveira, de 10 anos.

Érica Fernandes Silva, de 12 anos, comemorou a vitória na competição de cabo-de-guerra e estava ansiosa para descobrir o que havia dentro dos pacotes distribuídos pelo ginásio. “Nós vamos ganhar presente? O que será que eu vou ganhar? Eu queria muito uma boneca”, revelou.

Ao chegar ao local, Virginia Mendes foi recebida com grande festa pelas meninas. Em seguida, acompanhou apresentação de dança da música “Aos olhos do Pai”, feita por meninas do bairro Jardim Fortaleza. Depois de encerradas as atividades, a primeira-dama distribuiu presentes para todas as crianças.

“Obrigada, tia”, disse Érica, após receber a boneca que tanto queria.

Taila Cristina da Silva Gomes, de 7 anos, disse que nunca havia tido uma boneca tão grande quanto a que ganhou. “Ela é linda. Eu adorei”, festejou.

As quase 4 mil crianças contempladas com o dia de lazer e presentes são atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura de Cuiabá, no qual estão inseridos o Projovem, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Siminina. Os projetos são realizados em unidades próprias do Município e também em parceria com instituições e atendem crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Nesta quinta-feira (18), será a vez dos meninos participarem das atividades. “É muito bom poder proporcionar lazer, alegria e diversão para essas crianças, que enfrentam tantas dificuldades”, declarou o secretário municipal de Assistência Social José Rodrigues Rocha Junior.

Norma Valéria Jesus da Silva, coordenadora do Peti, ressaltou a importância da iniciativa para as crianças. “As crianças atendidas pelo Peti foram resgatadas de situações de trabalho escravo, ou seja, passaram parte de suas vidas trabalhando e tendo responsabilidades de adultos. Hoje, elas têm a oportunidade de voltar a ser crianças e aproveitar suas infâncias na plenitude”, avaliou.

Parceiros – Colaboraram com a ação desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá os seguintes parceiros: CAB Ambiental, Shopping Popular, Sinduscon, Instituto de Odontologia, Tatiana Parente (CX Construções), Verônica Malouf, Zeina Malouf, Luiz Fernando Caldart, Geisa Cabral, Karim Krause, Elisangela Mischur, Silva Lino (Corpo e Arte), Grupo Amper (Neila Oliveira), Zilda Zompero, Ligia Zaim, Fabiola Garcia, Laura Garcia, Beto e Marina Rondon, empresa Consignun, Shopping Center da Criança, Hospital Jardim Cuiabá, ZF Comunicação (Ziad Fares), Valdinei Mauro de Souza, deputado estadual eleito Max Russi, vereadores Adilson da Levante, Julio Pinheiro, Lilo Pinheiro, Juca do Guaraná, Leonardo Oliveira, Onofre Junior e Haroldo Kuzai, equipe de colaboradores da Bimetal (Kawate, Ariane Kawate, Ana Maria Yzui, Rosana Carmo, Janaina Teixeira, Waldenice Grillaud, Waldirene Oliveira, Ladiana Deisy), além de todos os secretários e secretários-adjuntos da Prefeitura Municipal de Cuiabá.