Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Congemas

25 de Maio de 2016 08h07

Cuiabá é escolhida para sediar Encontro Regional de Assistência Social

25/05/2016

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O município de Cuiabá foi escolhido nesta terça-feira (24) para sediar o próximo Encontro Regional do Centro Oeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento vai acontecer em 2017.

A escolha da capital mato-grossense ocorreu durante a Assembléia Geral Ordinária do órgão, realizada no 18º Encontro Nacional do Colegiado, em Brasília. Esta é a primeira vez que o município recebe o evento que acontece durante dois dias, reúne gestores e usuários da rede socioassintencial dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiânia e Distrito federal para discutir sobre a Política de Assistência Social em âmbito nacional.

De acordo com o presidente do Congemas e Secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, a realização do encontro em domínio local é de extrema importância, pois possibilita aos trabalhadores a participação nas atividades oferecidas durante o evento, como capacitações, qualificações e minicursos.

“Por muitas vezes, não conseguimos ofertar essas capacitações aos nossos servidores no nosso cotidiano, pois são realizadas por profissionais de alto gabarito, de repercussão nacional com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e professores das universidades de todo o país. Portanto, é extremamente importante esse momento para nós de Cuiabá”, afirmou.

Atualmente, são quase mil servidores que atuam diretamente na Secretaria de Assistência Social e outras centenas que atuam na rede indireta como  nas instituições não governamentais parceiras do município. “Assim poderemos atender com melhor qualidade a população que se utiliza do nosso serviço na Assistência Social”, concluiu.

Além de Cuiabá, vão sediar os Encontros Regionais em suas respectivas regiões, os municípios de Novo Hamburgo (RS), João Pessoa (PB), Caxambu (MG) e Palmas (TO).  Esses encontros  regionais antecedem a realização do 19º Encontro Nacional, que deve ocorrer em Porto Seguro (BA). Ainda não há tema definido que será abordado nos eventos.

Neste ano, os Encontros Regionais e Nacional tiveram como tema o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo”. Todos os eventos ofertaram minicursos e paines aos participantes. Somente no Encontro Nacional, mais de 2 mil pessoas participam nos três dias de evento, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e se encerra no dia 25 de maio.