Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá 296 anos

07 de Abril de 2015 17h25

Crianças participam de dia cultural sobre história de Cuiabá

07/04/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Praeiro participaram nesta terça-feira (07), de uma tarde cultural em homenagem aos 296 anos de Cuiabá.

No local foi realizada uma roda interativa que compreende o ensino da história de Cuiabá, a música regional, atividades lúdicas além de brincadeiras e uma confraternização,  como parte da programação do aniversário da cidade realizada pela prefeitura municipal. 

De acordo com a psicóloga do CRAS, Luzineth Oliveira, o evento é necessário para demostrar às crianças da comunidade a importância do conhecimento de sua própria história. Atualmente, 15 crianças participam das atividades oferecidas pelos CRAS.

“Eles precisam saber de onde elas vieram, de sua origem, e precisam de informações sobre a cidade. Por isso, estamos realizando várias atividades e muitas brincadeiras antigas. Aquelas que brincavam há anos, no tempo dos avós, e que se perderam com o tempo, pois é com as brincadeiras que as crianças aprendem”, disse.

Além das atividades lúdicas, as crianças têm aulas de música regional como complemento das aulas de violão e flauta que já são realizadas na unidade de assistência social.  Para isso, foram escolhidas as músicas “Casa de Bem-Bem” e “Eu sou de Cuiabá”, das compositoras Vera Baggetti e Zuleica Arruda e Zé Bolo Flô, respectivamente.

Conforme a professora de música, Maria Rita, as festividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá são uma boa oportunidade para fazer com que as crianças valorizem a produção artística local, além de ser um incentivo para que elas busquem aprender e dar continuidade a música regional.

“Nós resolvemos trazer uma música, pois as crianças precisam se reconhecer nas coisas que eles fazem. Não pode só valorizar e aprender aquilo que vem de fora. Existe muita coisa boa, que é nossa, da terra. Em Cuiabá, a população se orgulha muito da comida. É preciso se orgulhar da música também”, afirma.

Para Lurieny Rodrigues, 9 anos, a roda interativa é uma chance para aprender muitas coisas  sobre Cuiabá que ela não aprende na sala de aula. “Na escola, ensinaram sobre a história, mas aqui nós aprendemos brincando e eu gostei. Aprendi várias músicas e brincadeiras que eu nem sabia, mas que minha avó sempre falava”, disse.

Além da roda interativa destinada às crianças, a Secretaria de Assistência Social promove a tarde cultural para os jovens na quinta-feira (09), enquanto na sexta-feira (10), o evento é voltado para os idosos e contará com apresentação do tradicional cururu e siriri além de comidas típicas.