Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Outubro de 2014 15h20

Crianças do Siminina são presenteadas com festa do Dia das Crianças

10/10/2014

RENATA NEVES

Emanuelle Rigoni

O Dia das Crianças chegou mais cedo para as cerca de 900 meninas que participam do programa Siminina. Nesta sexta-feira (10), elas foram presentadas com uma grande festa, com direito a brincadeiras, oficinas de dança, pintura, shows, teatro de bonecos, além de se deliciarem com guloseimas, como cachorro-quente, picolé, pipoca e algodão doce.

O momento de lazer e diversão foi idealizado e promovido pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

No período da manhã estiveram presentes as meninas que estudam à tarde e, das 13h às 17h, participam da festa aquelas que estiveram em sala de aula pela manhã.

Acompanhado da primeira-dama, o prefeito Mauro Mendes marcou presença no evento e fez questão de parabenizar todas as crianças pelo seu dia.  “Quero deixar um abraço especial para todas. Aproveitem essa festa bonita, que foi feita com muito carinho especialmente para vocês”, disse.

Em 2014, o programa Siminina passou por uma grande reestruturação. Além de mudar o local de diversas unidades, a Prefeitura de Cuiabá promoveu a aquisição de bens móveis, novos uniformes, materiais pedagógicos e firmou parcerias com instituições não governamentais e igrejas com o objetivo de garantir melhores condições de atendimento às crianças.

“Estamos em um processo de potencialização dos trabalhos para fortalecer o Siminina e promover o crescimento dessas crianças com a transmissão de valores, evitando que muitas optem por caminhos que não vão lhes garantir um bom futuro”, ressaltou Mauro Mendes.

Para Virgínia Mendes, o maior legado do programa são as oportunidades oferecidas às crianças.

“Através do Siminina, as meninas participam de aulas de dança, pintura, teatro e outras atividades que hoje podem parecer brincadeira, mas, no futuro, podem vir a ser suas profissões. Sem dúvida, o aprendizado a que elas têm acesso por meio do programa servirá para suas vidas”, afirmou.

Além dos benefícios já conquistados, o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, adiantou novas mudanças que estão por vir.

“Vamos firmar ainda neste mês um convênio com o grupo Cena Onze, que vai nos auxiliar no desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, de lazer e entretenimento para as crianças”, disse.

Ao final das atividades, Virgínia Mendes realizou a entrega de presentes às meninas e agradeceu à CAB Cuiabá pela doação dos mesmos.

“Eu adorei a festa e gosto de ir para o Siminina para ficar com as minhas amigas e fazer aulas de dança”, contou Ane Beatriz Rondon, de 10 anos.

“No Siminina eu participo das aulas de dança, pintura e moda. A que eu mais gosto é a de moda. Quando eu crescer, quero ser modelo”, disse Luana Leonarda Gonçalves, de 9 anos.

 Também prestigiaram o evento os secretários de Governo, Roberto Campos Corrêa Junior, e de Saúde, Werley Peres.