Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

17 de Maio de 2017 17h00

Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual lança campanha de combate à homofobia

17/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual lançou, nesta quarta-feira (17), a Campanha “Humanizar é Respeitar a Diversidade”, em alusão ao Dia Internacional do Combate à Homofobia. A iniciativa vai promover ao longo do mês de junho uma série de ações orientativas, que visam sensibilizar a população cuiabana sobre os perigos da violência gratuita, além de conscientiza-la quanto ao respeito mútuo.

“Em 2014, Cuiabá foi considerada a Capital com maior índice de casos de violência praticados contra a classe LGBT, sendo os gays os principais alvos, em 59% das vezes. A orientação é crucial para que agressões cessem terminantemente na nossa cidade. O direito de ir e vir é garantido pela Constituição brasileira e esta campanha visa alertar as comunidades sobre o necessário respeito à diversidade, que precisa fazer parte da rotina de cada um de nós. Nosso objetivo é possibilitar ambientes de convivência pacíficos, onde as inúmeras diferenças não sejam vistas com ódio ou pavor, mas sim com um olhar humanizado, que inspire a compreensão – conforme a própria gestão tem perpetuado em suas diversas ações”, afirmou Valdomiro Arruda, presidente do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual.

Dentre as atividades propostas pela campanha, o conselho realizará palestras que abordem temas relacionados à violência e a crimes de ódio. Indo mais longe, alertas orientativos serão feitos através das mídias sociais, além de intervenções urbanas por meio de blitze educativas feitas em baladas voltadas para o público LGBT.  

“A educação é uma das melhores ferramentas para coibir crimes contra a identidade sexual e por isso propomos ações que gerem este debate saudável, permitindo que as pessoas compreendam a dimensão que a homofobia tem na vida daqueles quer são vítimas de ofensas, agressões verbais e físicas. Vamos também orientar a comunidade quanto a realização de denúncias em casos de crimes cometidos à sua integridade. Considerando que atualmente não há uma lei que discrimine a homofobia como crime, é importante auxiliarmos em relação aos procedimentos, esclarecendo também que o conselho é um forte aliado na luta pelos direitos de todas essas pessoas”, concluiu Valdomiro.