Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Posse

05 de Agosto de 2016 11h44

Conselho Municipal de Assistência Social empossa 28 novos conselheiros

05/08/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Os 28 novos conselheiros municipais tomaram posse na manhã desta sexta-feira (05), durante solenidade realizada na Casa dos Conselhos. A cerimônia foi marcada por uma reflexão a respeito dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos dois anos, como o aumento de 46 mil para mais de 74 mil as famílias cadastradas no Cadastro Único e sobre a grande responsabilidade que estas instituições possuem em dialogar e firmar parcerias que objetivem o atendimento às famílias.

“Estamos frente ao início de um novo biênio, de uma nova jornada. É gratificante saber que ao assumirmos essa gestão fomos capazes de ampliar significativamente o atendimento às famílias cuiabanas em qualquer tipo de situação de vulnerabilidade. Encerramos esta etapa com a certeza de que o bom trabalho há de continuar com os novos conselheiros, que agora possuem uma missão árdua em atuar em prol de políticas públicas sociais, fortalecendo cada vez mais as conquistas que tivemos. As atribuições desta gestão serão finalizadas em 31 de dezembro de 2016, mas esta nova equipe segue em frente, trabalhando em favor do povo cuiabano, superando adversidades e desafios para contribuir para uma sociedade mais igualitária”, afirmou José Rodrigues Rocha Junior, secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Para a presidente do Conselho de Assistência Social, gestão 2014 – 2016, Ruth Leite, é papel dos novos membros atender às necessidades das famílias, principalmente mediante o quadro político-econômico atualmente vivido pelo país. Segundo a conselheira, que agora assume como representante governamental pela Secretaria Municipal de Educação, é crucial renovar o compromisso com o controle social.

“Nós lidamos com vidas de pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e idosos que precisam do amparo das políticas públicas para que tenham seus direitos devidamente protegidos. Não podemos dar às costas para essa responsabilidade e é preciso olhar para o futuro, visualizando perspectivas de atuação que atendam essas demandas certificando que o cidadão cuiabano está sendo devidamente cuidado pela gestão municipal”, disse.

Lidar com questões sociais como trabalho infantil, abusos de mulheres e crianças, diversidade sexual e integração de idosos no convívio social é também um desafio, conforme contou Osmário Daltro, membro titular representando a Associação Beneficente Educativa Voz da Verdade. Para o conselheiro, o envolvimento e o diálogo aberto entre os demais representantes permite que as políticas públicas criadas atendam a todos de maneira mais abrangente.

“Nós representamos a voz da população e não podemos tomar decisões sem que ouçamos seu clamor. Além disso, para que nossas ideias e projetos se transformem em mudanças significativas aplicadas na Capital, precisamos entender que esta missão não se cumpre sozinho. É essencial que unamos forças, compreendendo as atribuições de cada conselho, observando de que forma podemos casar nossas propostas. Afinal, com o próprio secretário José Rodrigues sempre afirma, nosso fim é o mesmo: atender a família, que é a matriz da nossa sociedade. Uma vez que ela está amparada e bem estruturada, os problemas de vulnerabilidade reduzem significativamente”, concluiu.