Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Direitos

14 de Dezembro de 2016 15h34

Conselho lança site para estimular doação ao Fundo de Apoio à Política do Idoso

14/12/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa em Cuiabá lançou, na manhã desta quarta-feira (14), o site da instituição, a fim de estimular as doações ao Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso. A intenção é que a sociedade conheça sobre o funcionamento do conselho, as entidades vinculadas e os serviços prestados aos idosos.

Sediado no endereço www.comdipicba.com.br, o site disponibiliza a história de existência do conselho desde 1993 até este ano – quando foi regulamentado o Fundo do Idoso –, as atribuições da instituição, as formas de fazer doação ao fundo, as deliberações feitas durante reuniões ordinárias realizadas pelo conselho e até os eventos que são promovidos pela instituição.

De acordo com o presidente do conselho, Jerônimo Urei, o site será uma oportunidade para a sociedade entender qual é o papel do conselho e atestar a veracidade do trabalho desenvolvido para as mais de 45 mil pessoas com mais de 60 anos existentes em Cuiabá, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. 

Hoje, o Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa, a Fundação Abrigo Bom Jesus,  a Associação de Idosos Menino Jesus, o Grupo de Idosos Coração de Mães e o Instituto Atitude são entidades vinculadas ao conselho que recebem recursos oriundos de doações para a realização de atividades em favor dos idosos.

“Que esse site seja um instrumento de pesquisa para a sociedade e que tenha participação ativa de todos. Que possamos conscientizar a sociedade de que é necessário somar esforços para garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso”, destacou.

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o site será uma ferramenta que deve contribuir muito para o fortalecimento do conselho, pois será um espaço onde a sociedade poderá sugerir as atividades e projetos de lei que visem à defesa e ampliação dos direitos da pessoa idosa.

“Nós tivemos muitas realizações, muitas parcerias e muito trabalho para regularizar o fundo e possibilitar as doações. Quando nos propomos a fazer uma atividade nova, precisamos que ela seja bem feita. Por isso, precisamos desse site para estimular as pessoas a fazer doações e até incentivar outras pessoas, além de nos auxiliar na prestação de contas e na oferta de melhores serviços aos idosos”, afirmou.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa, mesmo as que não residem em Cuiabá, deduzidas diretamente do Imposto de Renda, ou feitas por meio de depósito bancário na conta do Fundo do Idoso – Banco do Brasil, Agência 3834-­2, Conta Corrente 6804-7.

Além da Prefeitura de Cuiabá, também é parceiro do conselho na criação do site o banco Itaú, que já doou R$ 300 mil ao Fundo do Idoso. De acordo com o representante da instituição financeira, Tiago Pedroso, a parceria só foi possível porque a instituição acreditou nos trabalhos desenvolvidos pelo conselho destinados a garantir o respeito e a melhor qualidade de vida dos idosos.

“Em nome do banco Itaú só tenho a agradecer por podermos participar. O lançamento desse site reforça o que pregamos muito nas redes sociais, que é o sistema digital. É um prazer ver a nossa marca estampada no site de vocês e espero que isso incentive outras empresas a se tornarem apoiadoras do Conselho do Idoso”, afirmou.

As empresas Capriata Fest, Código 5, Pantanal Transportes, Integração Transportes, Expresso Norte Sul,  o Conselho Regional de Contabilidade, o Programa de Voluntariado de Classe Contábil e a Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis também são parceiros na criação do site.

Hoje o Conselho do Idoso está localizado na Casa dos Conselhos, inaugurada na gestão do prefeito Mauro Mendes. A casa abriga também os Conselhos da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual, Promoção da Igualdade Racial, Segurança Alimentar, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino.