Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Tragédia

04 de Fevereiro de 2016 15h39

Conselho emite nota de repúdio e pesar pelo assassinato de idoso

04/02/2016

KARINE MIRANDA

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá emitiu uma nota de repúdio e pesar pela morte de idoso Antônio Siqueira da Silva, vítima de agressão que culminou em seu falecimento na quarta-feira (03).

O idoso tinha 64 anos e foi agredido por um motorista de ônibus da empresa União Transportes, após uma discussão dentro do coletivo, na noite de segunda-feira (1°). Antônio levou golpes de barra de ferro e foi encaminhado para o Pronto Socorro, onde veio a falecer.

Ao lamentar a morte do idoso, o presidente do presidente do Conselho, Jerônimo Urei, lembrou que o conselho tem atuado para evitar a violência principalmente entre idosos e motoristas de ônibus. Isto porque há inúmeras reclamações no conselho em relação ao assunto.

Para isso, foi instituído no ano passado o projeto “Motorista amigo do idoso”, que busca encontrar solução para o desrespeito de condutores do transporte coletivo municipal com pessoas da terceira idade. A intenção é que os motoristas recebam orientação sobre como tratar os idosos, especialmente no quesito paciência.

“O projeto visa a sensibilizar não só o motorista, mas a sociedade como todo. O que vimos no caso do Antônio foi que houve discussão porque o motorista não parou no ponto de ônibus. Esse tipo de desatenção com o idoso por parte dos motoristas acontece com frequência. As pessoas precisam entender que os idosos têm limitações e deve haver compreensão, atenção e respeito”, disse.

Além da campanha, o conselho tem trabalhado junto ao Governo do Estado para a implantação de uma delegacia da Pessoa Idosa em Cuiabá. “A violência contra a pessoa idosa não é um fenômeno recente, é silencioso,  e está tirando vidas há muito tempo. É preciso conscientizar a sociedade de que é necessário somar esforços para garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso”, diz Jerônimo Urei.

Agora, o conselho vai acompanhar o inquérito policial aberto para apurar o fato e espera a devida punição pela Justiça. “Lamentamos profundamente a morte do senhor Antônio e enviamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos. Colocamos o conselho à disposição para auxiliar no que for preciso, dentro de nossas atribuições, e na certeza de que a Justiça será feita”, finaliza.

 

Veja a íntegra da nota:

NOTA DE REPUDIO E PESAR

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá vem a publico REPUDIAR veementemente a violência sofrida pelo idoso o Senhor Antônio Siqueira da Silva que culminou com a sua morte na data de ontem.

Há vários anos este Conselho dentro de suas atribuições vem combatendo este crescente fenômeno de violência contra a Pessoa Idosa em nossa capital, seja em conferências, palestras e até mesmo em um trabalho conjunto com o MP/MT. Recentemente, demos encaminhamento junto a Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Cidadania para que esta notificasse o Governo de Mato Grosso para que dote definitivamente uma Delegacia de Proteção a Pessoa Idosa com toda a estrutura necessária. Neste sentido, realizamos reunião entre o MP, COMDIPI e Governo, este último nos informou que em 03 (três) meses atenderá a nossa solicitação.

Otrossim, através do representante da OAB no Pleno do COMDIPI e o Ministério Publico, estaremos acompanhando o Inquérito Policial para apurar o fato e a devida punição pela Justiça.

Por fim, lamentamos profundamente a morte do Senhor Antônio e enviamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos, na oportunidade colocamos o COMDIPI a disposição para auxiliar em que for preciso dentro de nossas atribuições e na certeza de que se fara JUSTIÇA.

 

Cuiabá, 04 de Fevereiro de 2016.

Jerônimo Urei

Presidente do COMDIPI