Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Infraestrutura

07 de Dezembro de 2016 17h07

Conselho do Idoso recebe doações do Ministério da Justiça

07/12/2016

Secretaria de Governo e Comunicação

O Conselho da Pessoa Idosa de Cuiabá foi contemplado com a doação de um kit de equipamentos para garantir o pleno funcionamento do órgão. A doação faz parte de um projeto-piloto desenvolvido pelo Ministério da Justiça, na tentativa de melhorar a infraestrutura dos conselhos do Distrito Federal e capitais.

Foram doados um veículo zero quilometro, estações de trabalho, cadeiras, mesa de reunião, armários, bebedouro, computadores, webcams, impressora e uma televisão de Led. Todos os itens foram adquiridos com dinheiro do Fundo Nacional do Idoso.  

A transferência dos bens será realizada mediante a assinatura de Termo de Doação entre as Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

Atualmente, o Conselho do Idoso está localizado na Casa dos Conselhos, onde há uma sala com estrutura básica para o funcionamento do órgão. O local foi inaugurado na gestão do prefeito Mauro Mendes. Antes disso, o conselho funcionava de modo improvisado, em locais alugados.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2010), Cuiabá registra  45 mil pessoas com mais de 60 anos. Por isso a importância do fortalecimento do conselho.

Nos últimos anos, diversas atividades foram realizadas em favor dos idosos, tais como a implementação do Fundo Municipal de Apoio à Politica do Idoso, capacitações e sensibilização dos motoristas do transporte público quanto às necessidades e cuidados para com os idosos, e as diversas atividades dispostas no plano de trabalho e previstas na lei de criação do conselho.

Além do Conselho do Idoso, a Casa dos Conselhos já abriga os Conselhos da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual, Igualdade Racial, Segurança Alimentar, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Casa dos Conselhos está localiza na Avenida Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino.