Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 1ª miniconferência

22 de Maio de 2015 13h52

Conselho discute políticas para a garantia dos direitos dos idosos

22/05/2015

KARINE MIRANDA

Divulgação

Arquivo

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou ontem (21) a primeira miniconferência para discutir sobre a necessidade de se inserir a temática da pessoa idosa no cenário político.

O evento contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e é destinado para os idosos, instituições nãogovernamentais, profissionais e acadêmicos que atuem com esta temática.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o evento quer proporcionar a reflexão, conscientização e discussão sobre de que maneira está sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa em Cuiabá.

 “Segundo dados do IBGE de 2010, existem cerca de 22 milhões de pessoas idosas no Brasil, sendo que o município de Cuiabá tem aproximadamente 45 mil pessoas com mais de 60 anos. Neste sentido, temos que avançar no fortalecimento e ampliação do leque de espaços para o atendimento desta parcela da população”, assegura.

Por isso, conforme o presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Urei, o principal desafio tem sido o de garantir os direitos e estrutura para atender a demanda de idosos que a cada dia é maior.

“Temos regiões que não possuem Centro de Convivência e não há uma delegacia especializada em violência contra a pessoa idosa. Sendo assim, queremos despertar essa luta no próprio idoso, para que ele mesmo busque seus direitos de ir às ruas e inserir-se  no contexto politico social de Cuiabá”, afirma.

Neste sentindo, a primeira miniconferência esclareceu sobre o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da intersetorialidade na execução das ações da política social para a pessoa idosa. Além disso, discutiu sobre as formas de captação de recursos para financiamento das ações intersetoriais.

“O objetivo foi explicar de forma didática como funciona o contexto orçamentário do Governo Brasileiro para que se entenda que a participação de forma organizada é condição sine qua non para que os direitos  inerentes à pessoa idosa sejam efetivados”, conclui.

Além da miniconferência que aconteceu no Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte, o Conselho do Idoso promove outros dois eventos no Centro de Convivência João Guerreiro e no Centro de Convivência Maria Ignês, nos dias 28 de maio e 10 de junho, respectivamente.

Todas as miniconferências fazem parte da III Conferência Municipal da Pessoa Idosa: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por uma Cuiabá de Todas as Idades”, que será realizada no dia 18 de junho na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A III Conferência contará com grupos de trabalho para discussões sobre programas, projetos e ações desenvolvidos para a pessoa idosa no município, bem como haverá a eleição de delegados que vão participar da conferência estadual.