Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 28 de junho

27 de Junho de 2016 15h12

Conselho de Atenção à Diversidade comemora Dia do Orgulho Gay

27/06/2016

KARINE MIRANDA

O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá comemora nesta terça-feira (28) o Dia Internacional do Orgulho Gay, que na Capital será dedicado à discussão sobre a necessidade da promoção dos direitos humanos no âmbito da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LBGT).

O movimento do Orgulho Gay surgiu em 1969, depois da Rebelião de Stonewall, quando os homossexuais enfrentaram oficiais da polícia de Nova York dentro de bares, após serem oprimidos e envergonhados. Agora, 47 anos depois, o dia ainda tem o mesmo o objetivo, de garantir que as pessoas possam ter orgulho da sua orientação sexual e identidade de gênero, segundo o presidente do conselho, Valdomiro Arruda.

“Este movimento luta pelos direitos LGBT e atua na defesa do reconhecimento da igualdade entre todos os cidadãos, pois a orientação sexual é inerente ao indivíduo e não pode ser intencionalmente alterada, mas respeitada”, disse.

Estima-se que o público LGBT represente 10% da população em Cuiabá, que é considerada a capital com o maior número de casos de violência contra homossexuais do Brasil, conforme dados divulgados pela Universidade Federal da Bahia em 2015.  O levantamento aponta que, dentro do público LGBT, os gays são os mais atingidos (59%), seguidos por travestis (35%) e lésbicas (4%).