Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Outubro de 2014 12h03

Comemoração do Dia do Idoso tem orientações, música e preocupação com violência doméstica

01/10/2014

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

Centenas de pessoas da considerada ‘melhor idade’, tomaram conta da Praça Alencastro, no centro de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (01), para comemorar o Dia Internacional do Idoso. O evento que teve como tema “Idoso, a praça hoje é sua!”, foi organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, como parte da programação da 8ª Semana do Idoso.

Durante toda a manhã quem foi à praça pode aferir a pressão, realizar o teste de glicemia, receber orientações jurídicas, de defesa de seus direitos como consumidor e como proceder para fazer documentos. Quem quis, também pode cantar e dançar com as músicas do Coral da Melhor Idade ‘Mestre Albertino’.

O secretário em exercício de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cesar Vidotto, destacou os avanços da administração do prefeito Mauro Mendes no atendimento aos idosos, citando como exemplo as reformas e reequipamento de quatro Centros de Convivência de Idosos, três deles já reinaugurados e o CCI Aidee Pereira, localizado no bairro Novo Horizonte, previsto para esta sexta-feira (03).

Segundo Cesar Vidotto, esses centros tem mais de 2.200 idosos cadastrados e já fizeram mais de 67 mil atendimentos, até julho deste ano. Ele fez um convite e uma convocação para que os idosos se cadastrem e participem dos projetos. “Fazemos isso com amor, por isso está dando certo”, disse ele. Cesar Vidotto sugeriu também aos idosos que deem suas sugestões para novos programas. “São vocês que fazem nossas atividades”, acrescentou.

Cesar Vidotto lembrou ainda que um novo projeto, o Maturidade em Ação, está oferecendo nove atividades para pessoas da melhor idade. Indo da dança, ao teatro, passando por cursos de tricô, crochê e pintura, entre outros. Para participar basta a pessoa procurar um dos quatro CCIs e se inscrever.

O tema deste ano da Semana do Idoso é “Enfrentando a vulnerabilidade e violência conta a pessoa idosa”. Segundo o presidente do Conselho Municipal, Jerônimo Barbosa Urei, ele foi escolhido em razão do crescente número de denúncias de violência sofridas por pessoas idosas.

Pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cuiabá conta hoje com 44 mil pessoas com mais de 60 anos, consideradas então idosas pelo Estatuto do Idoso. Boa parte delas sofre de algum tipo de violência, seja física, psicológica, moral e também financeira. Jerônimo defendeu, entre outras coisas, a efetiva estruturação da Delegacia de Idoso, que oficialmente já existe, mas o trabalho é feito por um delegado de atende também a Delegacia de Defesa da Mulher.

A defensora Silvia Maria Ferreira, da Coordenaria de Ação Comunitária, da Defensoria Pública, atua na área de defesa dos idosos e da saúde. Ela sugeriu a criação de um conselho permanente de defesa dos idosos, que reúna os vários órgãos, tanto públicos como privados, hoje existentes para que se crie uma política unificada de ações que defendam os interesses das pessoas idosas.

Silvia Maria Ferreira informou que mensalmente a Defensoria Pública prepara em torno de 200 ações judiciais para defesa de interesses de idosos que a procuram. Essas ações não são de casos específicos de violência física contra eles, que vão diretamente para a esfera policial.

Um fato que chama a atenção de Silvia Maria Ferreira é mobilização das pessoas idosas na defesa de seus interesses. A reivindicação para as reformas dos centros de convivências foi uma delas. “Os idosos estão se mobilizando na defesa de seus direitos e vão cobrar isso com mais intensidade”, acredita a defensora pública.

 

Estiveram presentes também entre outras autoridades o defensor-geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes, a defensora pública Fernanda Cícera de Sá e os vereadores Mário Nadaf e Arilson da Silva.