Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Dia das Crianças

08 de Outubro de 2015 16h30

Comemoração do Dia das Crianças reúne mais de 2 mil crianças carentes de Cuiabá

08/10/2015

KARINE MIRANDA

Jose Pettengill

Arquivo

Mais de 2 mil crianças atendidas pelos programas sociais no município participam nesta quinta-feira (18) do evento “Infância Feliz”, que comemora antecipadamente o Dias das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A festa é realizada pelo terceiro ano consecutivo e foi idealizada pela primeira-dama, Virginia Mendes.

Um mundo de fantasia e diversão foi montado no Ginásio Poliesportivo Dom Aquino para receber as crianças beneficiadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que incluem o programa Siminina, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

Cama elástica, castelo e escorregador inflável fazem a alegria dos mais velhos, enquanto o teatro da equipe Mulekada Kids prende a atenção dos pequeninos. Princesas como a Cinderela, Branca de Neve e até a Elza do filme Frozen, além de príncipes e do Lanterna Verde são as principais atrações para quem gosta de música, dança e teatro.

Já para as crianças mais agitadas, há oficinas de confecção de brinquedos como bandalão (peça que se assemelha a uma fita de ginástica rítmica), jogos de vôlei, futsal, corda, bambolê e brincadeiras de roda, além de pinturas no rosto. Tudo isso acompanhado de muita pipoca, cachorro-quente, refrigerante e picolé.

Encantado com tudo, Caique Souza, 6 anos, morador do Distrito da Guia, não sabia nem por onde começar a brincar. “Nunca tive um dia assim. Eu estou feliz demais. Podia ter todo dia isso. Nem sei o que eu vou fazer primeiro”, comentou.

Estefany Biankesi, 9 anos, moradora do 1º de Março, também não escondia a felicidade. Com um coração pintado no rosto e um picolé na mão, ela seguia abraçada ao presente que acabara de ganhar: um estojo de maquiagem. “Sempre gostei de me maquiar, mas não posso, porque só tenho um batom. Agora, eu vou ficar muito mais bonita. Gostei muito de ter vindo, porque ganhei presente que eu não ia ganhar, porque minha mãe falou que já estou grande”, diz.

Ao todo, foram distribuídos quase três mil brinquedos obtidos por meio de doações da Receita Federal e de ações voluntárias realizadas pela primeira-dama Virginia Mendes. Já o evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que cedeu 40 servidores para serem responsáveis pela monitoria das atividades.

“Esse é o terceiro ano consecutivo que realizamos essa festa e nós sabemos que essas crianças não teriam outra oportunidade de comemorar, senão aqui. Nada nos deixa mais felizes do que ver a alegria de cada uma delas, que são privadas de muitos direitos e se encontram em situação de vulnerabilidade, e não tem oportunidade de viver a infância como ela deveria ser: uma infância feliz. Por isso, essa iniciativa é tão importante para nós, para garantir que essas crianças não deixem a infância passar”, afirmou a primeira-dama.

Para o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, a realização dessa festa contribui para o processo de retirar as crianças da situação de vulnerabilidade social em que muitas vivem, pois elas se sentem mais motivadas a continuar nos projetos sociais.

“Essa festa é voltada para todas as crianças atendidas nas 13 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social, no Centro de Atenção Básica, e nas casas do de acolhimento Nossa Lar e Nossa Casa. Estamos muito felizes em promover pelo menos um dia de diversão e alegria para todas essas crianças que não têm muitas opções de lazer diariamente. É uma satisfação imensa contribuir para este evento que, para muitos, será inesquecível”, finaliza.