Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Serviço

05 de Março de 2015 08h45

Centro-Dia completa oito meses oferecendo resgate da cidadania e inclusão social

05/03/2015

DANI CUNHA

Marcos Vergueiro

Resgate da cidadania, inclusão social e valorização dos direitos iguais. Com esses pilares o Centro-Dia, uma estrutura da Prefeitura de Cuiabá no espaço da Pestalozzi, situado no bairro Praeirinho, oferta serviço especializado de assistência social para atender pessoas com deficiências. Funcionando desde julho de 2014 o Centro recebe usuários de todas as regiões de Cuiabá.

Esses usuários geralmente são encaminhados pelos Centros de Referências Especializadas de Assistência Social (CREAS), pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), presidentes de bairros e também pela procura espontânea. Ao todo são 28 usuários no período matutino e 29 no vespertino.

O Centro-Dia atende pessoas de 18 a 59 anos com deficiência individual e múltipla em situação de vulnerabilidade. As famílias dos usuários também são atendidas com respaldo e orientação na continuidade do ensino e do tratamento daqueles que passam pelo Centro.

Ao todo, 14 profissionais (coordenador, psicólogo, pedagogo, cuidadores, motoristas, assistente social, cozinheiros), atendem os usuários do Centro, que tem também parceiros como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Posto de Saúde da Família do bairro Praeiro, CRAS, CREAS, além de articulação com entidades públicas.

Mantido por meio de convênios dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a estrutura do Centro-Dia possui salas de oficina, repouso masculino e feminino, biblioteca, sala de vídeo, computação, e oferece cerca de 11 oficinas, como artes manuais e locomotoras, culinária, musicalização, sexualidade e psicomotricidade, banda, entre outras.

Para a diretora de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristiane Almeida, esse é um serviço único ofertado pelo Município em parceria com a Pestalozzi, oferecendo um trabalho aos usuários e às famílias dos usuários. “A qualidade na oferta do serviço e a atenção voltada para aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e deficiências são o foco principal. O espaço é ótimo para que essas pessoas possam desenvolver as atividades e se sentirem valorizadas”.

De acordo com a coordenadora do Centro-Dia, Tatiana Vieira, as oficinas oferecidas aos usuários levantam a autoestima dessas pessoas e principalmente a autonomia na sociedade. “Trabalhamos com famílias para que cuidem deles em casa. É um trabalho de extrema importância porque muitas vezes há o preconceito dentro do lar. Eles também merecem toda atenção e são iguais a nós”.

Como é o caso de Waldemar Ferreira do Nascimento Júnior, morador do bairro CPA 4 e frequentador do Centro desde a sua inauguração. Ele diz que gosta muito das atividades. “Aqui a gente aprende muito, as professoras nos ensinam e quando puxam nossa orelha é para o nosso bem, p’ra gente aprender mais”, disse Waldemar, que hoje toca repique na banda do Centro.

A presidente da Pestalozzi, Tibúrcia Siqueira Faria, falou da parceria e classificou como importante essa unidade, já que prepara as pessoas para a vida. “É uma parceria muito significativa. Para a gente o que importa é ajudar”, disse Tibúrcia.