Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhorias

17 de Novembro de 2015 12h20

Casa dos Conselhos e nova sede do Bolsa Família são inauguradas após reformas

17/11/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A nova sede do Programa Bolsa Família e a Casa dos Conselhos, que passam a funcionar no mesmo local, foram inauguradas oficialmente na manhã desta terça-feira (17), após o espaço receber reformas e ampliação. Agora, a casa concentra todos os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social sobre o Cadastro Único para Programas Sociais, além dos Conselhos de Direitos e de Política.

A inauguração foi realizada pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, que destacou a importância do local para que a população consiga propor, acompanhar e avaliar as politicas públicas desenvolvidas pelos conselhos e pela própria secretaria.

“Aqui é no centro da cidade, para que a população possa ter acesso com mais facilidade e vir resolver suas demandas. Para nós é uma satisfação colocar esse serviço à disposição da população, nesse espaço adequado. Essa era uma demanda antiga, que queríamos resolver e que agora conseguimos”, comemorou.

O secretário destaca ainda que o funcionamento da Casa dos Conselhos auxilia também os idosos do município, visto que o espaço é da Fundação Abrigo Bom Jesus, locado pela prefeitura. “A nossa locação acaba auxiliando o atendimento à pessoa idosa também, porque é a fundação que, por meio de uma parceira conosco, faz o atendimento aos idosos quando necessário”, garante.

A Casa dos Conselhos se divide em dois ambientes: um reúne os Conselhos de Direitos e de Política e o outro o Programa Bolsa Família, além de contar com auditório, amplo estacionamento, copa e espaço de convivência.

No local estão presentes os Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual, Instância de Controle Social do Bolsa Família, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.

Para o coordenador da Casa, Cleudiney Arruda, a junção dos serviços em um único espaço garante maior acessibilidade, especialmente para as pessoas com limitações físicas que são atendidas pelo Conselho da Pessoa com Deficiência. “Nós nos dedicamos mais, para atender melhor o cidadão, mas quando não há um bom espaço, isso fica impossível. E agora nesse espaço vamos atender as pessoas ainda melhor”, ressalta.

Bolsa Família

A coordenadora do Bolsa Família, Regiane Assis, lembra que aguarda há pelo menos 10 anos pela melhoria estrutural da sede programa, visto que a demanda do atendimento é grande e, por isso, se fazia necessário um local capaz de atender a todos.

A nova sede do programa vai efetuar o Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico), que dá acesso a 18 programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social e o próprio Bolsa Família. Além disso, vai realizar o desbloqueio dos benefícios em casos em que os usuários tiveram os benefícios suspensos por problemas de comprovação de documentos. Atualmente, são 66.639 famílias inscritas no CadÚnico e 24.368 famílias beneficiadas com o programa em Cuiabá.

“Desde que estou no Bolsa Família, há 10 anos, esperamos essa mudança e uma estrutura melhor. Estamos contentes, porque melhorou para nós e, com certeza, vai melhorar para todos aqueles que atendemos”, afirma.

Avanço na Assistência Social

Ainda durante a inauguração, o vereador Adevair Cabral lembrou todos os avanços conquistados pela secretaria de Assistência Social nos últimos dois anos. Ele destacou que, depois da secretaria de Saúde, a Assistência Social é a mais procurada pela população e, por isso, é preciso um atendimento digno.

“A entrega desse espaço confirma o quanto melhorou muito a Assistência Social na gestão do Mauro Mendes que tem sido a segunda secretaria que mais trabalha no atendimento à população. Esse espaço garante não só o melhor atendimento, como também economia para o município, que deixa de ter vários espaços alugados e passa a ter um único, com essa estrutura de primeira qualidade”, diz.

Também participaram da inauguração os secretários-adjuntos Fernando Jorge Mendes de Oliveira (Previdência), Erivelto Nunes (Habitação e Regularização Fundiária) e Vinicyus Correa Hugueney (Trabalho e Desenvolvimento Econômico). Além deles, estiveram presentes os presidentes de todos os conselhos municipais de Direito e de Política e os servidores da Assistência Social.

A Casa dos Conselhos fica localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com intervalo para o almoço.