Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acolhimento

28 de Junho de 2016 10h31

Casa da Criança Cuiabana oferece ambiente acolhedor à crianças em situação de risco

28/06/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As crianças e pré-adolescentes de 0 a 12 anos em situação de risco ou vulnerabilidade  possuem mais um ambiente acolhedor e confortável, com a inauguração da terceira unidade da Casa da Criança Cuiabana, que aconteceu na noite desta segunda-feira (27). Criada aos moldes da ‘Casa Lar’, o local é um anseio da primeira-dama Virginia Mendes e visa atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público do Estado (MPE).

Este novo espaço vai proporcionar uma rede de proteção a estes pequenos, preparando-os para o retorno ao convívio social com seus familiares. A casa, que tem capacidade para atender 10 crianças, podendo se estender até 16, vai proporcionar um ambiente familiar e intimista, com ambientes confortáveis que transmitam a sensação de um lar saudável para cada uma delas.

Para o prefeito Mauro Mendes, é dever do município cuidar de suas crianças, preparando as para um futuro esperançoso e de infinitas possibilidades, devolvendo o desejo de brincar, sonhar e realizar, natural de cada uma delas. Segundo o gestor, ao criar uma rede acolhedora que as ensina sobre o significado de um lar, ainda que estejam afastadas de suas famílias, elas passam a ver o mundo com outros olhos, não temendo mais as circunstâncias que as trouxeram para esta casa.

“A Casa da Criança Cuiabana é um sopro de vida a todos estes jovens que carecem de cuidado e apoio. Planejada como um lar confortável e mantida por profissionais sensíveis às necessidades deles, este espaço é um porto seguro aos que precisam, oferecendo acalento, orientações e acompanhamento particular e exclusivo para cada situação. Aqui, receberemos crianças vítimas de abusos psicológico, sexual e que foram submetidas à condições sub-humanas. Muitas virão com feridas e cicatrizes profundas na alma, mas encontrarão nesta família os fundamentos necessários para superar suas fragilidades. E isso tudo só foi possível com a plena dedicação das nossas equipes e pelo amor incondicional da primeira-dama Virginia Mendes, que se entrega sem medidas à formação dos nossos cuiabaninhos”, afirmou.

Assumir essa responsabilidade perante a sociedade e as famílias destas crianças é sinônimo de enfrentamento contra toda e qualquer violência praticada ou incitada contra elas, que são consideradas o elo mais frágil de nossa comunidade, conforme apontou o promotor José Antônio Borges, da 14ª Promotoria a Infância e da Juventude de Cuiabá. Para ele, todas as esferas sociais devem se posicionar nesse sentido, gerando uma extensa rede de proteção que impeça que mal algum prejudique a formação destes pequenos e que permita que elas vençam qualquer trauma enfrentado.

“Oferecer suporte é uma missão que todos nós temos. Não se trata apenas de olhar para uma situação específica, mas sim para o coletivo. Quando nossas crianças sofrem maus tratos, todos pagam um alto preço pelas sequelas que se formam em seus corações. Portanto, devemos nos posicionar contra qualquer tipo de agressão. E estar aqui, nesta noite, contemplando essa conquista, é sinal de que estamos caminhando na direção correta. Toda criança deve estar em seu seio familiar e até que este se apresente completamente seguro a ela, é papel do Estado, do município e da sociedade garantir que elas recebam todas as ferramentas necessárias para esse processo de cura e readequação ao convívio social. Quanto maior a quantidade de crianças que passarem por aqui, mais certeza teremos de que estamos desenvolvendo o trabalho correto. A casa não deve ser permanente para nenhuma delas, mas sim uma etapa vencida em suas vidas”, revelou.

 Para o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e um dos responsáveis pela execução do espaço, José Rodrigues, fazer parte desta grandiosa transformação no cuidado às crianças vulneráveis é revigorante e recompensador.

“Saber que pudemos contribuir para a construção de um futuro encorajador para crianças e adolescentes em situação de risco é maravilhoso. Pensamos em cada aspecto desse espaço e com o direcionamento da primeira-dama, hoje entregamos à Cuiabá a terceira unidade da Casa da Criança Cuiabana, que vai atender as particularidades pontuais de cada um que por aqui passar. Com a parceria do Instituto Atitude, realizamos um sonho, que vai permitir que estes cuiabaninhos voltem a sonhar e saiam daqui aptos a realizar. Devolveremos o vigor para cada criança, certos de que muito em breve cada uma poderá retornar ao convívio social familiar”, disse.

Participaram da solenidade de entrega os secretários municipais José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), Alex Jony (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), Raimundo Figueiredo (Adjunto de Relações Comunitárias), César Vidotto (Adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano), João Batista (Adjunto de Governo e Comunicação) e o secretário estadual adjunto de Ciência e Tecnologia, professor Elias de Andrade.