Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Emoção

21 de Dezembro de 2014 12h15

Caminhão do Papai Noel leva alegria as crianças da zona rural

21/12/2014

Ademar Andreola

Michel Alvim

Arquivo

A calma e a tranquilidade do  Distrito de Aguaçú teve sua rotina alterada na tarde deste sábado ( 20). Depois de passar por 08 bairros da periferia de Cuiabá, o Caminhão do Papai Noel levou alegria para crianças e adultos daquela pacata localidade distante cerca de 40 quilômetros do centro de Cuiabá.

Esta foi a primeira vez que o Caminhão do Papai Noel saiu da zona urbana e vai para a área rural. Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues da Rocha Junior, a decisão de levar o ‘Bom Velhinho’ para a área rural foi da  coordenadora do Natal de Luz da Prefeitura de Cuiabá, a primeira dama Virginia Mendes. “Cuiabá não se resume apenas a área urbana e a primeira dama entendeu que as crianças da zona rural deveriam também participar dessa alegria de ver o Papai Noel e com ele participar do espírito de Natal”, disse José Rodrigues.

A iniciativa da primeira dama foi elogiada pelos moradores e pelo subprefeito de Aguaçú, Domingos Sávio ‘Savinho’ Ribeiro de Barros. Segundo ele essa foi uma das melhores coisas que poderia acontecer para a população e crianças do  distrito de Aguaçú. ‘Nunca houve no Natal aqui no Aguaçú uma iniciativa como essa. As famílias e as crianças estão muitos felizes”, disse Savinho Barros.

Ao todo segundo os organizadores cerca de 100 crianças participaram do evento tirando fotografias e recebendo uma lembrança de papai Noel.  Osvaldo Lima levou as netas Mariana de 07 E Melissa de 01 ano e 06 meses. “Foi muito bom trazer o Papai Noel aqui. Animou nosso Natal”, afirmou Osvaldo. A mesma opinião foi externada por Rafaela, de 07 anos. “Está sendo muito legal poder ver o papai de perto”, disse ela

A dona de casa Joelma Antunes da Silva levo os  filhos, Peterson, de 11 anos, Poliana, de 10, Patrick de 09 e Guilherme de 08. ‘Não podia deixar de vir aqui e trazer as crianças para dar esta alegrias a elas”, explicou Joelma.

A dona Maria Genésia de Moraes, de 76, levou um dos 04 filhos de criação, Lázaro, de 05 anos para ver o Papai Noel. Disse ter gostado demais da experiência  e também  aproveitou para tirar uma foto junto com o ‘Bom Velhinho’.

Resultados positivos

Ao avaliar o resultado da passagem do Caminhão do Papai Noel pelos 08 bairros de Cuiabá, o secretário José Rodrigues da Rocha Junior, considerou-os extremamente positivos, superando as expectativas pela acolhida das crianças e das famílias, não penas do local onde o caminhão ficou estacionado, mas dos bairros no seu entorno. ”Percebemos sentimento da gratidão nos olhos das crianças  que foram ver papai Noel para tirar fotos e fazer pedidos para o Natal”, afirmou José Rodrigues Rocha Junior.

 Os oito bairros e os dois distritos por onde o Papai Noel passou foram escolhido pelo volume de pessoas que participam dos programas sociais da Prefeitura de Cuiabá. “São locais de muita carência”, disse José Rodrigues. O secretário de  Assistência Social  calcula que cerca de 04 mil crianças estiveram  participando da passagem do Caminhão do Papai Noel nos 08 bairros de Cuiabá. Para José Rodrigues, o esforço dele e de toda a equipe foi compensador. “Não há preço que pague ver a alegria brilhando nos olhos das crianças”, concluiu José Rodrigues da Rocha Junior.

 

As fotos tiradas com o Papai Noel podem ser acessadas pelo Flickr da Prefeitura de Cuiabá, através do link https://www.flickr.com/photos/prefeituradecuiaba