Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Centro de convivência

03 de Fevereiro de 2016 18h34

Baile de carnaval para os idosos é marcado por muita animação

03/02/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Muita música, animação e marchinhas de carnaval marcaram o baile carnavalesco dos idosos realizado nesta quarta-feira (03) no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês. A festa reuniu centenas de idosos atendidos pela rede de assistência do município.

Fantasiada de cigana, Bety Almeida, 69 anos, não perdeu tempo e caiu na folia assim que a primeira musica tocou. Ela conta que já estava se preparando para festa desde quando soube que o evento aconteceria. “Eu sou costureira e assim que fiquei sabendo que teríamos esse baile, comecei a fazer minha roupa que, sem modéstias, é a mais bonita daqui”, comemorou.

Bety participa do centro de convivência há quatro anos e faz aulas de ginastica e hidroginástica e vê no centro de convivência o apoio que precisa para manter a saúde. “Nunca me dediquei à saúde, só vinha no baile porque dançar é meu hobby, mas depois que tive um derrame no ano passado, percebi que preciso cuidar da suade e graças a Deus tenho apoio do centro”, disse.

Gente Tibaldi também era só alegria durante o baile. Vestida a caráter, ela elogiou a iniciativa de realização da festa e ressaltou que os eventos promovidos pelos centros de convivência são um dos poucos dos quais os idosos podem efetivamente participar.

“Eu gosto muito de carnaval, mas como que você pode ir hoje em dia? Começam muito tarde, já não tem mais as músicas da nossa época e as pessoas já não comemoram como antes. Então, aproveito aqui para reviver meu passado”, conta.

E esse sentimento de nostalgia foi que motivou a realização de um baile de carnaval, de acordo com a coordenadora do Centro de Convivência Aidee Pereira, Antônia Fernandes. “Os bailes já ocorrem semanalmente nos quatro centros de convivência e aproveitamos da proximidade com o carnaval para promover essa festa, pois querermos que eles voltem no tempo e se divirtam como antes”, conta.

Além de promover a alegria entre os idosos, o baile marcou o início das atividades nos centros de conivência que ofertam aulas de hidroterapia, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outras. 

O centro de convivência Maria Ignês, porém, passa a oferecer espaço para caminhadas e musculação como uma opção a mais para manter os idosos saudáveis, de acordo com a coordenadora do centro, Lucijane Bernardes.  “Conseguimos melhorar esse espaço e poderemos oferecer mais atividades aos idosos. Hoje já temos matriculado 200 idosos e temos certeza que esse numero irá aumentar ainda mais”, disse.

Apesar das atividades já iniciadas, os idosos que desejarem ser atendidos nos quatro centros podem fazer a sua matrícula. As inscrições são realizadas nos próprios centros de convivência, das 7h às 13h. 

Para se matricular, os idosos precisam ser residentes no município de Cuiabá, ter idade igual ou superior a 60 anos e possuir o Número de Identificação Social (NIS). No ato da inscrição, os idosos precisam apresentar documentos pessoais como RG e CPF, o comprovante de endereço, o número de NIS e o atestado médico.

“Ainda temos vagas e quem se interessar pode nos procurar. Tenho certeza que não vão se arrepender de participar aqui conosco, pois como é possível ver, temos muita animação, alegria e aqui há a garantia de que aqui os idosos tem espaço e prioridade”, finaliza Lucijane.