Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Jiu-Jitsu

31 de Agosto de 2015 15h41

Atletas assistidos pela Assistência Social vencem Campeonato de Jiu-Jitsu

31/08/2015

KARINE MIRANDA

Divulgação

Vinte e dois atletas atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Jardim Araçá e Colorado venceram a competição da segunda fase da 19º Campeonato Mato-Grossense de Jiu-Jitsu, realizado neste final de semana.

No domingo (30), houve lutas nas categorias para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e máster (atletas acima de 30 anos), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo Esportivo da Arena Pantanal.

Ao todo, 37 atletas apoiados pela Secretaria de Assistência Social competiram de forma individual, por idade, peso e faixa – branca, amarela e cinza – para levar as medalhas da segunda etapa e somar pontos no ranking estadual.

Do CRAS do bairro Colorado foram 15 atletas vencedores, sendo que seis foram premiados com a medalha de ouro, oito com medalha de prata e um com medalha de bronze. Já do CRAS do Jardim Araçá, dois atletas receberam medalha de ouro, quatro receberam medalha de prata e um com medalha de bronze.

De acordo com o professor e mestre em jiu-jitsu, Francisco Fernandes, mais conhecido como Chicão, mais de 160 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos participam das aulas, que  têm duração de duas horas e acontecem três vezes na semana, nos centros de referência. Neste sentido, é muito importante a participação dessas crianças que, muitas vezes, têm o jiu jitsu como única opção de lazer e esporte.

“É muito satisfatório perceber que os alunos têm aprendido tudo o que ensinamos. Uma pena que todas as crianças não puderam participar por questões pessoais, mas sentimos que cumprimos nosso objetivo, que é a integração e socialização dos participantes. No local estavam muitas pessoas diferentes, crianças de outras academias e até da APAE. E com esses campeonatos, eles aprendem a perder e ganhar. É importante para melhorar a socialização delas”, disse.

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a prática do esporte tem sido uma grande aliada das crianças e adolescentes, que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade, para que elas conheçam novas realidades e perspectivas de vida por meio do jiu-jitsu.

“Nós proporcionamos a locomoção dos alunos até o local do campeonato e ficamos muito felizes dos nossos alunos terem se sagrado campeões nesse campeonato aqui em Cuiabá. Esperamos que isso sirva de motivação para que eles possam ter uma vida diferente no futuro, para que possam continuar estudando e querendo um mundo melhor para eles e para todos nós”, concluiu.

A disputa do 19º Campeonato Mato-Grossense de Jiu-Jitsu é organizada pela Federação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas e está sendo realizada em quatro etapas. Após o término da última fase, serão contabilizados os pontos de cada desportista e definidos os campeões.

Além do Jardim Araçá e Colorado, as aulas de jiu-jitsu também acontecem no CRAS do bairro Jardim União, cujas aulas começaram há duas semanas e oferecem vagas para até 60 crianças.

Veja a lista dos vencedores:

CRAS Colorado

» 1º lugar

Benedito Conceição da Silva

Wesley Lucas A. da Silva

Gil Marcos Fernandes

Luiz Augusto Teixeira

Kethyle Lourenna Ferreira

Kellen Lorayne Ferreira

 

» 2º lugar

Thalhyta Fernandes Rodrigues

Gledison Fernandes Nascimento

Guilherme Sousa Neto

Ednelson Junior Martins

Danilo Cardoso Alves

Aline Sampaio Moura

Antônio Augusto da Silva

Kewry Loryanne Ferreira

 

» 3º Lugar

Renan da Cruz Testa

 

CRAS Jardim Araçá

» 1º Lugar

Geovana Marques

Vitor Correa Rodrigues

 

» 2º lugar

Edimilsos Maciel Barbosa

Tamires Ariane Neves

Nataly Estafani Neves

Alexandre Rodrigues de Souza

 

» 3º lugar

Francielly Viena da Silva