Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Serviços de Convivência

03 de Maio de 2016 11h36

Assistência Social inicia série de visitas para atender crianças em situação de risco

03/05/2016

KARINE MIRANDA

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano iniciou uma serie de visitas domiciliares na região do Coxipó do Ouro e do Distrito da Guia e Aguaçú, em Cuiabá, para realizar o atendimento a famílias que possuem crianças em situações de risco social e vulnerabilidade que participam do programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As visitas são realizadas em conjunto pelas equipes dos Serviços de Convivência, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Centro de Referência de Assistência Social do bairro Jardim União, responsável pelos atendimentos nessas regiões. A previsão é de que o trabalho se encerre no dia 9 de maio.

De acordo com a assistente social, Cleyde Bastos, a medida teve início após a percepção da necessidade de orientação de famílias com crianças que apresentavam baixa produtividade na escola e no próprio programa. Aproximadamente 35 crianças participam dos Serviços de Convivência.

“Foram constatados diversos casos que não cabem à escola ou à monitora resolver. Por isso, iniciamos as visitas familiares na casa daquelas crianças que têm algum problema, onde verifico um breve histórico dessa família, o que está acontecendo, e quais as soluções, orientações e encaminhamentos que precisam ser realizados”, disse.

Até o momento, foram realizadas 15 visitas no Coxipó do Ouro e no Distrito da Guia e constatados problemas considerados prioritários, como casos de negligência, abandono e abuso das crianças, e não prioritários, que sãos os casos mais simples em que a a própria equipe da Assistência Social consegue resolver.

“Teve um problema de uma criança que não realizava a sua higiene correta. Ela coçava o corpo, a cabeça e tinha muitas feridas. Na visita foi constatado que este problema era em decorrência, também, da casa onde ela mora. Então, foi iniciado o acompanhamento médico e nos fizemos a orientação quanto à limpeza da casa e a higiene das crianças”, disse Cleyde.

Além da orientação, as visitas auxiliam na atualização dos dados referentes ao trabalho infantil, bem como a atualização das informações constantes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e a inclusão de outras famílias neste cadastro, que dá acesso aos programas como Bolsa Família, Tarifa Social e Minha Casa Minha Vida.

“Estamos fazendo as ações em conjunto, porque nessas regiões as casas ficam mais distantes umas das outras por serem chácaras. Dessa forma, esperamos encerrar as visitas até o dia 9 e atender todas as famílias que precisam do apoio da Assistência Social”, afirmou.