Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PRIMEIRO EMPREGO

10 de Junho de 2017 08h20

Assistência Social e TRT diplomam jovens do programa “Primeiro Passo”

10/06/2017

OZIANE RODRIGUES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMADH), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, diplomou os jovens e adolescentes assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), programa Siminina e de demais programas sociais que foram selecionados para participarem do projeto “Primeiro Passo”.

A ação, que conta também com o Ministério Público do Trabalho, é ligada ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e visa oferecer cursos de aprendizagem industrial com o apoio do Senai e Senac, para auxiliar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, na busca pelo primeiro emprego.

Com este foco, os diplomados participaram nos dias 6 e 7 das 8h às 17h do workshop “Primeiro passo”, onde foram orientados por psicólogo, profissionais da comunicação, coaching comportamental/recursos humanos, e demais convidados sobre a busca pelo primeiro emprego.

Com 17 anos e já decidida a cursar medicina, a adolescente Alessandra Cristina Silva reforça que a oportunidade de participar do “Primeiro passo”, bem como de ter recebido a capacitação, será o primeiro grande impulso pela realização de seu sonho. “O projeto está me norteando para que eu consiga trabalhar e futuramente pagar a faculdade de medicina. Além disso, levarei para a vida inteira tudo o que aprendi aqui”, enfatizou.

"Foi encantador ver o esforço e a dedicação de cada um. Eu me senti mãe de todos eles, e estamos torcendo para que todos consigam realizar seus sonhos e melhorar não apenas sua vida, mas também a de seus familiares por meio dos conhecimentos adquiridos aqui”, pontuou a secretária-adjunta de Assistência Social, Marlene Anchieta

Já o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho Pereira, destacou a relevância do “Primeiro passo” na vida deste público. “Sem emprego, muitas vezes estes jovens ficariam expostos à marginalidade. Então, mais que uma primeira ocupação profissional, estamos oportunizando por meio do projeto, uma nova realidade de vida a cada um deles. A partir de agora, esses diplomados terão novas razões para mudarem para melhor suas vidas. E o resultado sem dúvida os afastarão cada vez mais da situação de vulnerabilidade e risco social em que se encontram atualmente”, frisou o secretário.

A desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, acompanhado pelo juiz Plínio Podolon, contou um pequeno trecho de sua trajetória em que também deu seu primeiro passo rumo ao emprego. “As ações desse projeto são lindas e estamos empenhados em realizar cada passo com muita ênfase. Eu também tive o meu primeiro passo, quando fui inserida aos 11 anos em um curso de datilografia. Eu não trabalhei até porque ainda não tinha idade para isso, mas cada desafio que enfrentei, me propiciou a certeza de que eu queria ser uma defensora dos diretos e hoje me realizo com minha profissão. Por isso, estamos muito empenhados em inserir este desejo em vocês. Compreendemos que lugar de criança é na escola, mas os adolescentes e jovens podem sim dar o primeiro passo em busca de emprego. E nós os auxiliaremos nesse passo junto aos nossos parceiros”, pontuou a desembargadora.

Palestrantes

Contribuíram com o crescimento profissional e pessoal dos selecionados do “Primeiro passo” a cirurgiã dentista emestre em saúde bucal, Jackeline de Souza, a psicóloga Salete Morockoski, a representante do Senac, Margareth Cintra, gestora de recursos humanos e Coaching comportamental, Adriana Torres, a jornalista e Blogueira Raquel da Silva Pereira, a Coaching Deborah Fernandes, secretária adjunta, Marlene Anchieta e a assistente social Helen Ferreira, além do secretário Wilton Coelho.