Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Social

24 de Agosto de 2016 12h03

Assistência orienta moradores em situação de rua de Cuiabá

24/08/2016

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do município iniciou na noite desta terça-feira (23), um conjunto de ações orientativas para os mais de 150 moradores em situação de rua de Cuiabá. As ações tiveram início na região do Terminal Rodoviário da capital, onde vivem aproximadamente 20 moradores nessa situação.

“Estamos promovendo visitas paliativas. Conversando com essas pessoas, no intuito de orientar dos perigos de se viver nessas condições. Mostrando para elas que existem meios para saírem deste local. Caso elas aceitem nosso auxilio, encaminhamos para um casa de apoio da capital. É muito importe escutá-las, saber cada história, para fazer o melhor encaminhamento”, disse Jucemar  de Jesus Santos, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro.

Na ocasião, a equipe conversou com os moradores, que na maioria são usuários de drogas, e realizou o cadastro desses. “Esta ficha nos auxilia na estatística, pois ainda não conseguimos ter um controle deles. Cada dia estão em um lugar. Trabalhamos com probabilidades”, explicou o coordenador.

Após esta primeira etapa, que se abrange as orientações, a equipe volta até os locais para verificar se os moradores atendidos aceitam ser encaminhados para tratamento. “Fazemos várias tentativas, sem assustá-los, nem ferindo seus direitos de ir e vir. É uma ação que se restringem somente ao social”, finalizou Jucemar.

 

As ações continuam até o dia 30 de setembro pelos principais pontos críticos da capital, das 19h às 22h.  A equipe deve percorrer várias praças, como a do Porto, Ipiranga.