Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Campeonato nacional

22 de Outubro de 2014 19h00

Alunos de projeto social comemoram bom desempenho em Campeonato Nacional

22/10/2014

EVELYN RIBEIRO

Mayke Toscano

Arquivo

Alunos do projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, apoiado pela Prefeitura Cuiabá, estão empolgados e orgulhosos após participar da XXIV Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional Infanto Juvenil. A Competição foi realizada no mês passado, em Brasília.

Entre os principais motivos de alegria está a pontuação. Conforme o relatório da Confederação Brasileira de Karatê-Dô, a Associação Centro América de Karatê Shotokan teve o melhor desempenho ao conquistar 1.389 pontos. Em segundo lugar, com 732 pontos ficou a equipe Academia Uruma-Kan de Lutas Marciais, de Brasília.

Os karatecas disputaram nas modalidades Kata, Embu e Kumite e esta foi a primeira vez que os alunos do projeto entre 7 a 15 anos participaram de uma competição nacional. Segundo eles, tanto os bons resultados como os ruins os motivam a buscar a superação.  

“Na hora bate um medo e frio na barriga. Tentei dar o meu melhor e sei que ainda tenho muito a fazer”, disse Emanuelly Pereira de Souza, de 9 anos, que conquistou uma medalha de prata. 

Aluno do projeto há um ano e meio, Evanildo Reginaldo Rodrigues Júnior, de 15 anos foi um dos destaques do campeonato. Ele ganhou duas medalhas de ouro e conta que o reforço dos treinos foi essencial para que vencesse. 

“Foi um momento muito importante para mim e para a minha família. Saí daqui com uma expectativa grande, fiquei nervoso e não tinha muita certeza da vitória”, afirmou. 

 Lucas Santos, de 15 anos, não trouxe nenhuma medalha, mas destacou que o mais importante de tudo foi a oportunidade de participar. 

“Medalhas e troféus são consequência. Esta experiência foi muito válida tanto para os que ganharam como para os que perderam. Tudo para nós é um aprendizado e nos permite reconhecer onde erramos ou acertamos”, ressaltou Lucas. 

A locomoção dos 25 atletas foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

“Sempre fico na torcida para que tragam bons resultados. Eles nos surpreendem a cada competição e não medimos esforços para ajudá-los, porque sabemos que estão no caminho certo”, afirmou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

De acordo com o presidente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, José Humberto de Souza, desde o ano passado os alunos estão sendo preparados para atuar como grandes atletas.“Esta é a 24ª vez que o Shotokan vence este campeonato. Estamos muito felizes com toda a equipe, que se dedica ao máximo em busca da superação”, concluiu Humberto.

Esta foi segunda etapa do Campeonato Brasileiro. A primeira foi realizada no mês de abril, no Rio de Janeiro, nas categorias 16 anos e adulto. O Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, também conta com a parceria do Projeto Criança Esperança, Voluntariado do Banco do Brasil, Agro Amazônia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto atende mais de 1.400 crianças e adolescentes em Cuiabá.