Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Edição Especial Mulher

04 de Setembro de 2019 15h00

Vidas são transformadas com cursos ofertados pelo Projeto Qualifica Cuiabá 300 Anos

04/09/2019

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Mais de 750 vidas foram transformadas, sonhos realizados, vidas recuperadas e objetivos alcançados. Assim foi a definição da aluna Tatiane Moraes, escolhida para representar todas as mulheres que durante quatro meses tiveram a oportunidade de aprender por meio dos cursos ofertados pelo Programa Qualifica Cuiabá 300, em diferentes áreas e agora podem dizer: tenho uma qualificação profissional.

“Esse momento pode ser definido como transformação da minha vida, suas, de todas nós. Sabemos que cada uma aqui tem uma história diferente pra contar, porém juntas, decidimos nos qualificar, derrubando as barreiras do medo, de não conseguir concluir o curso pela vontade de vencer, onde tudo posso, tudo consigo”, declarou Tatiane.

A cerimónia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta terça-feira (03), no teatro Zulmira Canavarros, onde algumas alunas foram selecionadas para representar as 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Representando o Cras do Pedregal, a aluna Viviane Siqueira Santana participou do curso de bolos, tortas e salgados. Ela conta que antes mesmo de encerrar as aulas ela já estava recebendo encomendas. Desde então, os pedidos não param de chegar. “Estou muito satisfeita, minha vida melhorou e muito. Esse não foi o primeiro e nem será o último curso de qualificação que pretendo fazer. Não vou parar por aqui. Quanto mais conhecimento melhor”, contou ela.

A história da aluna Ivanildes da Silva Santos, do Cras Pedra 90, também não está sendo diferente. Segundo ela, para quem antes nunca tinha pegado num alicate e hoje estar fazendo unha, é fantástico. “Posso dizer que minha vida melhorou em 100%. Antes do curso não tinha nenhum tipo de renda, dependia em tudo do salário do meu esposo. Agora tenho uma profissão e o meu próprio dinheiro”.

E para quem passa que existe tempo certo para buscar conhecimento está muito enganado. Dona Delésia Queiroz, 70 anos, fez o curso de produção de salgados no Cras CPA. “Para mudar temos que querer e ter força de vontade, buscando sempre formas de ocupar a mente. O que no começo achava que ia ser apenas para fazer aos familiares e conhecidos, está virando profissão. Já tenho uma festa agendada para o final desse mês. Já vou ganhar uma grana extra. Estou muito feliz”, comentou a aluna.

Presente na cerimônia, a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Eliana Salomão dos Santos agradeceu pela oportunidade de fazer parte desse momento tão especial e importante dessas 763 mulheres da capital. “Contribuir na formação dessas mulheres vem de encontro a missão do Senac, presente há 70 anos em diversas cidades brasileiras, que é a mudança de vidas. Somos gratos em mais uma vez contribuir para o empoeiramento do público feminino, dessa vez, das mulheres cuiabanas, que através da capacitação elas conseguirão se desenvolver, melhorar a autoestima e ter qualidade de vida”, declarou a diretora.

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho fez questão de reforçar que essa gestão tem como principal preocupação as pessoas, principalmente àquelas que mais necessitam da atenção do poder público. “Parabenizo cada uma de vocês, que aproveitaram a chance e receberam um novo aprendizado. Tenho certeza, que com essa qualificação todas vocês irão melhorar de vida e ainda mais, aumentar a renda familiar ao final do mês”, declarou o secretário.

Idealização do projeto Qualifica Cuiabá 300 Anos - Edição especial voltada para as mulheres, a primeira-dama Márcia Pinheiro disse que o trabalho não para. Novos projetos estão sendo elaborados voltados para o público feminino da cidade. “Estou muito grata em fazer parte dessa história. Tive a honra de conhecer muitas histórias. É isso que nos motiva e impulsiona a continuar trabalhando em prol das famílias cuiabanas. O meu muito obrigado”, finalizou Márcia Pinheiro.

QUALIFICA 300

Foram 39 turmas, com uma média de 20 participantes em cada sala, nas áreas da beleza e alimentação e com a carga horária média de 90 horas. Apesar de cursos de curta duração, em diferentes áreas como produção de salgados, bolos, pães, técnicas de depilação em cera e egípcia, designers de sobrancelhas, manicure e pedicure e pintura em tecido, grandes talentos foram descobertos nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde as atividades foram realizadas.

Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o Programa Qualifica Cuiabá 300 anos - Edição Especial Mulher iniciou no mês de maio desse ano, com aulas ministradas por instrutores especializados do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).