Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO

17 de Novembro de 2017 15h20

Veículos doados aos conselhos tutelares vão ampliar atendimento nas extremidades de Cuiabá

17/11/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Vicente Aquino

Arquivo

Levar cuidado e amparo para as regiões mais longínquas da Capital será muito mais fácil com as doações de dois veículos e cinco motos feitas aos conselhos tutelares de Cuiabá pelo Ministério Público do Estado. O gesto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a instituição, que sinalizaram a necessidade vigente entre os profissionais e se comprometeram a auxiliá-los no aprimoramento de seu atendimento de maneira eficaz, segundo suas respectivas atribuições e disponibilidades.

O investimento feito pelo MPE com as doações representa o fortalecimento de um extenso trabalho de acompanhamento e aplicações já desempenhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, conforme pontuou o titular da pasta, Wilton Coelho. De acordo com o gestor, a premissa fundamental do trabalho desempenhado por sua equipe é enraizado na construção de uma rede de proteção às famílias e indivíduos que se encontram em qualquer tipo de contexto de vulnerabilidade.

“Nós estamos aqui justamente para servir a população cuiabana, centralizando nossos esforços em todos aqueles que são indefesos perante a sociedade, que não possuem qualquer tipo de amparo familiar ou padecem em circunstâncias de extrema delicadeza, seja abandono, agressão ou qualquer outro contexto de natureza semelhante. E estes sete veículos serão fundamentais para permitir que os conselheiros tutelares alcancem um número superior de crianças e adolescentes. Aliado a isso, a Prefeitura – sob uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro – tem trabalhado constantemente para oferecer condições adequadas a estes conselheiros e já estamos viabilizando um processo seletivo que será mais um investimento no corpo de servidores, para aprimorar este trabalho que é tão fundamental para a cidade”, afirmou o gestor.

Investir na sociedade através do aprimoramento do trabalho dos conselheiros faz parte do modelo de atuação adotado pelo Ministério Público, que acolheu as necessidades apresentadas pelos servidores. Com veículos em ótimo estado de conservação e revisados, mas que já não possuíam utilidade para as atribuições da instituição, a doação foi o instrumento tomado para garantir o bom uso da vida útil restante dos carros e das motos, à medida que soluciona uma dificuldade enfrentada pelos conselheiros.

“Ao invés de levarmos esta pequena frota para leilão, chegamos à conclusão de que o melhor usufruto destes veículos seria colocando-os à disposição da população. As comunidades cuiabanas serão muito mais beneficiadas dessa forma, considerando que eles serão novas ferramentas na descentralização do atendimento a toda criança e adolescente que necessita do amparo destes profissionais. É gratificante poder contribuir para a proteção da infância e da juventude, com a certeza de que vidas serão impactadas”, revelou procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo.

Com uma média de atendimentos equivalente a cinco mil pessoas por mês e entre 40 e 60 mil por ano, os conselheiros tutelares percorrem toda a Capital, inclusive a zona rural, como o Distrito de Aguaçu. Os novos meios de locomoção serão fortes aliados nesta logística diária dos servidores, conforme pontuou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jader José Martins Morais.

“É muito importante poder contar com este novo acréscimo em nosso trabalho, pois enfrentamos longas distâncias e trajetos complicados para atender aquela criança ou adolescente que se encontra em estado de vulnerabilidade. Frequentemente vamos aos bairros mais longínquos e agora que teremos uma frota maior, poderemos administrar estes veículos conforme a necessidade e a região que precisa ser atendida”, disse.

Trabalhar de maneira conjunta para promover melhorias dessa natureza é um dos fundamentos do MPE. De acordo com procurador de Justiça, Paulo Prado, o órgão de controle sempre estará à disposição para contribuir com sua expertise e recursos, de maneira que eles resultem em impactos positivos para a sociedade.

“Nós estamos aqui para pensarmos juntos em formas de melhorar a vida do cidadão. Recentemente entregamos mais de 15 computadores e móveis em perfeito estado de uso para os conselhos tutelares e continuamos trabalhando para viabilizar novas ferramentas que possam ser doadas a esses servidores. Compreendemos a dimensão do trabalho que desenvolvem e sempre seremos parceiros para ajuda-los a continuar esta missão”, concluiu.