Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ACOLHIMENTO DIGNO

01 de Novembro de 2018 15h00

Valorização da pessoa idosa é reforçada na entrega da revitalização do CCI Maria Ignês

01/11/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

A valorização da pessoa idosa tem sido uma das marcas da gestão atual. À frente da administração da Prefeitura de Cuiabá há um ano e 10 meses, o prefeito Emanuel Pinheiro vem trabalhando na equalização e dignificação dos serviços prestados na rede de atendimento aos idosos. Essa valorização foi reforçada na manhã desta quarta-feira (31), quando o chefe do Executivo entregou a revitalização completa do Centro de Convivência de idosos (CCI) Maria Ignês França Auad.

Durante o ato de inauguração, Pinheiro elucidou a relevância de se investir na qualidade de vida dos idosos, para que eles tenham condições de ter uma vida mais digna e possa participar assiduamente da construção da gestão da cidade. 

“Investir em políticas públicas eficientes voltadas à pessoa idosa é ampliar as ferramentas de uma administração. Hoje, olhamos para vocês e enxergamos mãos calejadas, uma pele já com marcas do tempo, mas muitas vezes, nos esquecemos que a sabedoria vem dessas características, que a mente está em pleno funcionamento. São vocês o nosso alicerce para desenvolvermos um cidade melhor. Essa revitalização é só uma “pontinha” do dever que temos com vocês. Quero ser um tocador de almas e não somente um tocador de obras”, explanou o prefeito.

A unidade recebeu, pela primeira vez após sua fundação há 15 anos, a reforma completa. Foram realizados os serviços de pintura, troca de telhado, piso, troca da parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros e acessibilidade. Além disso, a unidade também recebeu a revitalização na parte de jardinagem, calçadas e meio-fio e a instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios físicos e de lazer.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, lembrou que a reforma só foi possível pelo empenho do prefeito e da primeira-dama em buscar parceiros, que auxiliassem nas melhorias que a rede de CCI’s precisam, para atender com mais qualidade os idosos.

“Temos construindo, por meio do olhar sensível do prefeito e da primeira-dama, uma rede assistencial equalizada, com uma equipe humana, aqui representada pelo coordenador desta Casa, Natalino. Logo, nos próximos meses, já vamos entregar a revitalização dos outros três CCI’s, atendendo todos o grupo de idosos assistidos pelo município. É um trabalho sintonizado de uma administração unida pela dignidade dos cuiabanos”, reiterou o secretário. 

O CCI Maria Ignês, localizado no bairro CPA III, atende hoje, de uma de rede 2.048 assistidos, 420 idosos. Na Casa eles participam da metodologia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de atividades educacionais, físicas, atendimento de saúde, com médico geriatra, acompanhamento psicológico e entretenimento, com baile, jogos interativos. Na unidade também são desenvolvidas rodas de conversas sobre importantes temas, no intuito de preparar os idosos para as mudanças do mundo.  

 

“Na minha casa é bom, mas ficar aqui é melhor ainda.” Essa foi a declaração da simpática senhora Zilda Maria, de 64 anos, que faz parte da unidade há 12 anos. Zilda contou, ainda, que não teve oportunidade de estudar quando mais nova e que na unidade conseguiu realizar esse sonho. “Aqui eu voltei estudar e hoje estou no nono ano, já indo para o colegial. Quero após a conclusão, começar a cursar uma faculdade”, disse. Ela finalizou agradecendo o prefeito pela disposição em melhorar a vida da pessoa idosa.” Sou muita grata pelo emprenho que a gestão está tendo conosco. Muitos nem lembram de nós. Sou muito feliz nessa Casa e conto, aqui, com amor de todos. Muito obrigada por isso”, concluiu.