Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ASSISTÊNCIA SOCIAL

27 de Abril de 2019 08h00

Usuários do Cras Getúlio Vargas participam de atividade em comemoração aos 300 Anos de Cuiabá

27/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Cerca de 90 pessoas dos grupos de idosos do Residencial Coxipó e Cohab São Gonçalo e crianças dos programas do Fortalecimento de Vínculos e do Siminina do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas, participaram de um passeio cultural no tradicional Quintal da dona Domingas, localizado no São Gonçalo Beira Rio, na manhã desta sexta-feira (26).  

Numa grande roda de conversa, sobre a história de Cuiabá, seus principais pontos turísticos e de que forma foi fundado o Grupo Flor Ribeirinha, foram um dos assuntos preparados em virtude das comemorações do aniversário dos 300 Anos de Cuiabá. Durante todo o mês de abril, uma extensa programação foi preparada pela Assistência Social alusiva a data tricentenária do Município.  

E como contar sobre Cuiabá, sua história, tradição e cultura, e não falar sobre uma das principais marcas da cuiabania. De acordo com a coordenadora do Cras Getúlio Vargas, Carla Costa Braga a proposta de realizar esse passeio foi apresentar e mostrar quantas belezas a capital de Mato Grosso tem. “Quem participou da atividade teve a oportunidade de aprender sobre o Siriri, uma das danças regionais mais conhecidas. Foi um verdadeiro sucesso, todos participaram e puderam viver momentos que tanto representam a nossa cidade”, disse ela.

“Cada vez menos jovens se interessavam pelas tradições seculares da beira do velho rio Cuiabá. Essas foram um dos motivos pelo qual foi criado, no dia 27 de julho de 1993, o Grupo de Siriri e Cururu Flor Ribeirinha”, comentou dona Domingas Leonor da Silva.

“Para nós aqui da comunidade do São Gonçalo Beira Rio é de grande satisfação receber a visita dos moradores de Cuiabá, pois a maioria dos nossos visitantes, são turistas. Fiquei muito feliz quando fui informada da visita e espero que encontros como esse, promovidos pelas unidades da Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá aconteçam sempre. É a forma de divulgarmos o nosso trabalho e expandir a nossa cultura”, concluiu Domingas.