Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 08 DE MARÇO

08 de Março de 2019 10h55

Unidades de referência da Assistência Social organizam atividades voltadas ao Dia da Mulher

08/03/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

“Mulheres têm a delicadeza das flores!” Foi com essa frase que as mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e moradores do bairro Planalto, foram recebidas na manhã desta sexta-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Atividades lúdicas realizadas por meio de uma apresentação teatral produzida por alunos do curso técnico de Enfermagem do Centro de Saúde e Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (CETEM) sobre os diversos tipos de violência doméstica deram o tom da programação realizada pela Unidade para lembrar desse dia. “Temos que alertar as mulheres sobre essa triste realidade que está cada vez mais presente na sociedade. Casos de feminicídio são cada vez mais frequentes, lembrando ainda, que muitos desses acontecimentos não são denunciados pelas vítimas. Por conta disso, é que decidimos retratar o tema no dia da Mulher, abordando situações comuns e o telefone 180 para mulher registrar o problema”, disse a professora e enfermeira, Joce Carla dos Santos.

A coordenadora do Cras Planalto e Assistente social, Poliana Gomes Santana Barbosa, informou que dentro da rotina de atividades ofertadas pelo Centro de Referência, existe um grupo de trabalho voltado para mulheres, denominada de “Fuxico”.

Segundo ela, todas as quintas-feiras, são realizadas ações voltadas ao público feminino no intuito de oferecer todo suporte necessário como acesso aos programas sociais, orientações, encaminhamentos médicos, entre outros. A ações visam levar informação, saúde e qualidade de vida para a comunidade que é atendida pela unidade.

Além desse grupo de encontro, informou Poliana, cursos de artesanato são oferecidos como forma de aumentar a autoestima e contribuir para o aumento da renda familiar dessas mulheres. “O título de mulher, sexo frágil tem que acabar. As mulheres são capazes de muitas coisas. Devemos nessa data lembrar as mulheres como Mulher Maravilha”, comentou.

Após a encenação, um café da manhã foi oferecido além da entrega de lembranças como forma de agradecimento. A atividade desenvolvida nesse dia 08 de março foi em parceria com o Centro de Saúde e Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (CETEM).  

JARDIM UNIÃO - Além dessa unidade com programação especial voltada ao Dia Internacional da Mulher, o Cras do bairro Jardim União também organizou uma manhã de atividades diferenciadas, com palestras e rodas de conversa.

CRAS - O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ligado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.