Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Setembro de 2010 10h00

Trabalhadores da Assistência Social no País se reúnem em Cuiabá

23/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

Trabalhadores que atuam na assistência social em várias regiões do Brasil encontram-se reunidos nesta quinta-feira (23-09) no Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social do Centro-Oeste. A reunião tem lugar no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Participam representantes dos Conselhos Nacional e Estadual da Assistência Social (CNAS) dos Estados de MT, GO, TO, BA. MG, PE e Distrito Federal, bem como membros do Conselho Municipal de AS/Cuiabá e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outras entidades que atuam no Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O objetivo deste encontro é debater sobre o processo de definição de quais categorias profissionais são necessárias para a gestão e execução dos serviços socioassistenciais no Sistema Único de Assistência Social.

Atualmente, os serviços acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e em algumas entidades e organizações da área.

Entre os temas abordados pelos representantes das categorias profissionais - Conselhos de Assistência Social e gestores -, constam Gestão e Serviços Socioassistenciais, Tipificação Nacional de Serviços e Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda, e Análise dos Recursos Humanos no Âmbito do SUAS.

Em entrevista, a diretora do Departamento de Gestão do SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Simone Albuquerque, falou da mobilização do setor para a melhoria da qualidade dos serviços socioassistenciais:

“Fazemos política para pessoas pobres, mas não podemos fazer uma política pobre. Precisamos lembrar que a renda é um direito de todos. Definir um patamar de civilização mínimo e adotar medidas protéticas nos casos em que o cidadão estiver abaixo”, defendeu.

O secretário municipal de Assistência Social, Jader Moraes, discursou sobre a atuação do município de Cuiabá na construção do SUAS e no empenho para expandir o número de unidades CRAS na Capital: “A maioria das nossas unidades é gerenciada por profissionais da assistência social. Mantemos uma política voltada à valorização do profissional técnico”, atestou Moraes. Ele também registrou a dificuldade do município para o financiamento das ações de assistência social:

“Com o anúncio da cidade de Cuiabá como uma das sedes da Copa de 2014, recebemos um grande número de pessoas, de todos os estados em busca de emprego. Com baixa escolaridade e sem recursos, elas acabam sem ter para onde ir. Para não deixá-las nas ruas, mantemos - com muita dificuldade - três abrigos em Cuiabá. Estão sempre lotados” – desabafou.  

Diversas autoridades participam deste evento. Entre elas, o vice-presidente da CNAS, Renato de Paula; o presidente do Conselho Estadual de AS/MT, Arlindo Arruda Silva; e a presidente do Conselho Municipal de AS de Cuiabá, Célia Regina Duarte.