Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / TREINAMENTO

28 de Fevereiro de 2020 08h40

Técnicos do Programa Criança Feliz passam por capacitação para o aprimoramento das atividades

28/02/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SDHPD)  realiza a partir desta segunda-feira (2) uma capacitação voltada para a equipe de supervisores e técnicos que desenvolvem as atividades do Programa Criança Feliz nos bairros de Cuiabá. O evento tem como principal objetivo aprimorar as técnicas, formas de atendimento e rotinas de trabalho.

O treinamento segue até sexta-feira (6), das 8h às 17h, na sede da Secretaria.  “O programa Criança Feliz só funciona de forma efetiva se houver trabalho em equipe. Por isso a importância desses momentos de capacitação. Quanto mais conhecimento e envolvimento da equipe, o resultado é satisfatório no atendimento das famílias”, disse a coordenadora do Programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.  

Na Capital, o programa que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social é executado em sete, das 14 unidades existentes dos Centros de Referência (Cras), sendo eles: Planalto, Pedra 90, CPA, Jardim União, Jardim Araçá, Pedregal e Jardim Nova Esperança.

Dentre as ações empregadas pela equipe está a realização de visitas domiciliares nas residências das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), inseridas no CRAS de referência em que o Programa Criança Feliz atua. Esse projeto do Governo Federal, segundo a coordenadora, é pautado em uma das principais diretrizes da gestão Emanuel Pinheiro que é do trabalho intersetorial, onde as secretarias devem atuar de forma alinhada, ou seja, os interesses e demandas devem estar entrelaçados. “A demanda de um deve ter o respaldo do outro, tendo como foco final a população, que deve ter em toda e qualquer situação, o retorno com a devida resposta do seu problema sempre”, frisou Michelle.

PROGRAMA - O Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis semanas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas.

O Governo Federal vai ampliar o Programa Criança Feliz, que deve chegar a um milhão de atendidos até o fim do ano, sendo o objetivo principal dar às crianças mais pobres as condições para um desenvolvimento pleno.