Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Maio de 2011 10h15

Técnicos da assistência social participam de capacitação para operar CadÚnico

12/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - SMASDH realizou nesta quarta feira (11-05), no auditório de sua sede, um curso para técnicos e funcionários de entidades que atuam com idosos e pessoas com deficiência para  operarem o Cadastro Único de Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social - CadÚnico do MDS.

Todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada - Lei Orgânica da Assistência Social, BPC-LOAS, precisam passar por entrevista individual, com técnicos da assistência social, para a inclusão no Cadastro Nacional - CadÚnico, até o dia 31 de dezembro de 2011 sob pena de perderem o beneficio.

A técnica representante do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, assistente social Leila S. Rosa Primo, chamou a atenção dos participastes para a importância de se observar os campos adequados no caderno de entrevistas, para detalhar as informações sobre o beneficiário e sua família.  "É preciso anotar com cuidado minucioso, pois informações incorretas não serão aceitas no momento de transpor os dados para o sistema. Isso pode gerar o cancelamento automático do beneficio" informou.

O BPC-LOAS é um benefício da assistência social, integrante  do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, INSS. O benefício é assegurado por lei para idosos e pessoas com deficiência cuja renda da família não ultrapasse R$140,00 mensais per capita, e que não sejam pensionistas ou aposentados. O objetivo do BPC é garantir condições mínimas de uma vida digna para idosos e deficientes pobres. O acesso ao benefício se dá através do INSS e, a partir de 2011, todos os beneficiários deverão também estar incluídos no CadÚnico.

Os técnicos da SMASDH já iniciaram o atendimento aos beneficiários do BPC na sede do Programa Bolsa Família, onde é feita a administração municipal do CadÚnico e no Centro de Convivência dos Idosos - CCI Padre Firmo, no bairro do Porto, para facilitar o acesso dos idosos. A secretaria definiu um calendário de atendimento para nas entidades, nos meses de maio e junho.

Veja a seguir o cronograma e locais de atendimento aos beneficiários:

Maio

Dias 10 a 13-Centro de Convivênvcia dos Idosos CCI “Padre Firmo”
Dias 17 a 20 - Instituto dos Cegos.
Dias 24 a 27 - CCI “Maria Inês”

Junho

Dias
01 a 03 - Sociedade Pestalozzi de Cuiabá
Dias 07 a 10 - CCI Novo Horizonte “Aideê Pereira”
Dias 14 a 17- Associação Coxipoense dos Deficientes
Dias 21 a 22 - CCI Coxipó
Dias 28 a 30 - Associação Síndrome de Down de Cuiabá
Dias 05 a 07 - Centro Estadual de Apoio ao Deficiente Auditivo – CEADA
Dias 12 a 14 - Associação Matogrossense de Deficientes – AMD