Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / DIREITO DO IDOSO

16 de Abril de 2019 14h15

SUGESTÃO DE PAUTA: IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa nesta quarta-feira

16/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) realizam a IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro acontece entre os dias 17 e 18 de abril, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), bairro Porto, em Cuiabá. A abertura está marcada para as 09 horas.

Sob o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a iniciativa visa trazer para um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para fortalecer as políticas públicas para os idosos.

Os debates estão sendo orientados por quatro eixos: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento à Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.

Entre os dias 21 e 28 de março também foram realizadas mini-conferências para tratar do assunto. “Os preparatórios tiveram como objetivo debater e apresentar propostas para a política pública da pessoa idosa, visando à proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades voltadas para esse público”, explica o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O secretário informou ainda que, todos os apontamentos serão enviados as instâncias estadual e nacional para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), que deve ser realizada até 15 de novembro de 2019.

Segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional do idoso, só em Cuiabá o número de sexagenários saltou de 40 para 70 mil entre 2010 e 2017. Diante da demanda, estarão reunidos na Conferência representantes da Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP) e diversos outros órgãos.   

SERVIÇO:
O QUE: IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
DATA: 17 e 18 de abril (Terça e Quarta-feira)
LOCAL: Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), bairro Porto, em Cuiabá
HORÁRIO: 09 Horas- Abertura Solene

A programação na íntegra segue em anexo: