Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / BALANÇO

26 de Dezembro de 2017 12h04

Sistema de Fortalecimento de Vínculos atendeu mais de 3,5 mil pessoas neste ano

26/12/2017

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

Em funcionamento nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendeu mais de 3,5 mil pessoas neste ano. Destas, 2500 crianças e adolescentes, 600 famílias e 500 idosos. O sistema tem por objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. 

Na didática do sistema, que possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, os assistidos participam de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a faixa etária de cada pessoa. Segundo a secretária-adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Marlene Anchieta, o serviço vem agregar aos demais programas sociais de atendimento às pessoas em algum grupo de vulnerabilidade da Capital.

“Acreditamos ser muito importante esse envolvimento, não só entre os assistidos, mas também entre nós, gestores, com eles pois possibilita um grande aprendizado. São pessoas com vidas marcadas, muitas vezes, por todos os tipos de violências. Se bem tratadas, com um amparo adequado, se transformam em seres humanos fantásticos; histórias tristes em histórias felizes, de superação, que balizarão exemplos para demais pessoas. Este ano foi muito proveitoso, com um crescimento do número de atendimentos, que vamos trabalhar para nos próximos anos mantermos o mesmo nível,” frisou Marlene.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) faz parte dos programas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Neste sistema são cadastrados todos os usuários que participam de atividades ofertadas pelo CRAS. Para participar do Serviço o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que atende sua região.

A secretária orienta que as famílias fiquem atentas a atualização dos dados no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, Cuiabá possui 80 mil pessoas cadastradas no sistema de Castrado Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que possibilita o acesso há mais de 20 programas sociais. É importante lembrar que realizar o CadÚnico não significa tornar-se beneficiário dos programas oferecidos pelo governo federal.

Após o cadastro, os dados fornecidos pelo responsável familiar são encaminhados para o Governo e passam por uma análise. “Após a triagem e cruzamento de dados é que será aprovado ou não a inclusão da família nos programas sociais, que possibilita a participação nas atividades, como o Fortalecimento de Vínculos,” explica Marlene.

Cuiabá conta com 14 Cras, que neste ano já atenderam mais de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano assistiu a mais de 40 mil pessoas até o momento, com expectativa de fechar o ano de 2017 com 45 mil atendimento.