Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

08 de Junho de 2018 13h07

Simininas com problemas oftalmológicos recebem doações de óculos

08/06/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Os 30 óculos de grau, com lentes e armações completas, doados pela Chilli Beans, sede Cuiabá, ao programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, começaram a ser entregues, nesta quinta-feira (07), na filial do Shopping Goiabeiras.

Foram 12 casos identificados de alunas com alguma dificuldade visual sendo constatados pelos professores e monitores durante as atividades pedagógicas do programa.

Deste modo, segundo a assistente social do Siminina, Vânia Conceição, é feito um encaminhamento de prioridade e agendamento ao oftalmologista da rede púbica onde os pais das meninas, com casos identificados, possam levar para realizar o exame.

“Elas precisam passar pelo médico oftalmologista que faz a receita. A primeira-dama articulou na Central de Especialidades Médicas um número de atendimentos prioritários para as meninas do Siminina, então combinamos com os responsáveis pelas meninas para marcarem uma data e levarem as meninas para realizar o exame”, explicou.

Ainda de acordo com a profissional da Prefeitura, dos 12 casos identificados alguns não foram necessários a prescrição de óculos por não apresentarem nenhum grau de miopia ou outros tipos de distúrbios.

A doação foi uma intermediação da primeira-dama Márcia Pinheiro, que tem atuado constantemente na busca de pessoas, grupos e empresários dispostos a contribuir cada vez mais em levar mais ensino, saúde, qualidade de vida, educação e, principalmente humanização para as mais de mil meninas inseridas no Siminina.

“Sabemos que são crianças humildes e carentes, muitas vezes os pais não podem pagar uma consulta, nem um óculos. Pensando nisso buscamos o apoio da Chilli Beans. Atualmente, 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de vista, de acordo com o conselho de oftalmologia. Então, com o apoio da Prefeitura, dos parceiros, buscamos formas dessas crianças poderem assistir as aulas sem nenhuma dificuldade”, contou Márcia.

A proprietária da Chilli Beans, Thais Faria, que possui mais duas filias da marca, conta que o trabalho social é uma das filosofias da empresa e o interesse em contribuir com o programa Siminina vem de outrora.

“O óculos de grau é uma necessidade e não estética, então o projeto Siminina é muito antigo e eu já conhecia, inclusive conheço pessoas que trabalham lá e eu sei que é um projeto sério e tem uma atendimento muito bem feito com as meninas. Tivemos a ideia de colaborar para que elas sejam assistidas sempre da melhor maneira possível”, disse.

Além dos 12 casos encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Cuiabá, mais sete casos foram previamente identificados para posteriormente passar pelo exame oftalmológico.