Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATIVIDADES 2018

26 de Janeiro de 2018 17h30

Siminina realiza primeira reunião de alinhamento das atividades 2018

26/01/2018

LUCIANA SOUZA

A coordenação do programa Siminina realizou na manhã desta sexta-feira (26) a primeira reunião de alinhamento das atividades de 2018. Com a presença de todas as monitoras das unidades de atendimento da Capital, a coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, apresentou as diretrizes para este segundo ano de gestão, destacando a base de acolhimento, envolvendo as meninas e as famílias, como ponto primordial para ampliar os atendimentos pelas quatro regionais de Cuiabá. A reunião marca o início do planejamento anual voltado à assistência de mais de 900 meninas.  

“Estamos começando a colocar em prática o planejamento das ações deste ano, buscando orientar nossas monitoras dentro do contexto de cada comunidade que elas acompanham, para que isso reflita diretamente nos bons resultados de inclusão social do programa. Isso é uma solicitação da primeira-dama Márcia Pinheiro, de sempre promovermos o acolhimento de forma completa, trabalhando um fortalecimento dos laços familiares com as meninas”, elucidou Dalma.

De acordo com a coordenadora a meta para 2018 é anteder 1500 meninas. Para que seja possível este alcance de mais 600 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, o planejamento anual prevê uma reestruturação para todas as unidades. O plano inclui desde a continuidade dos cursos de capacitação para tod profissioanais envolvidos no programa, além  da padronização dele e das unidades,  e a elaboração de um novo cronograma de atividades,  composto por cursos de dança, idiomas, entre outros.

“A primeira-dama vem trabalhando na busca por novas parcerias que possibilitem o acesso a mais conhecimento, levando qualidade vida, dignidade para elas e suas famílias. O ano de 2017 foi muito proveitoso, conseguimos alavancar boas ações, que repercurtiram em melhorias nas unidades. E este ano não será diferente. Vamos continuar  nesta luta diária pelas crianças e adolescentes da nossa cidade,”  disse.

Diante deste contexto de mudanças, a equipe de monitoras já recebeu um ‘relatório de reparo’, que funcionará com um aferramenta para  apontar as necessidades de cada polo, “pois  são elas  a ponte entre a gestão e a comunidade, possibilitando que as melhorias sejam realizadas  de acordo com as reais necessidades do local,” completou a coordenadora.

Resultados 2017 – No primeiro ano de gestão, que marcou os 20 anos de funcionamento do Siminina, as unidades foram todas reestruturadas e o programa  realizou mais de 30 eventos, com ações voltadas para educação, saúde, cultura e lazer, além das capacitações dos funcionários que desenvolvem as atividades junto às meninas.

Atenta às necessidades do programa a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, implantou o “Jovem Siminina”, uma extensão que objetiva preparar e encaminhar as meninas ao mercado de trabalho. A nova frente de trabalho do programa teve início em agosto atendendo a mais de 20 meninas, na faixa etária dos 15 anos.

A equipe também colocou em prática os bazares, que são realizados nas unidades, com valores arrecadados revertidos em melhorias para o polo promovente. Em 2017 foram realizadas três dessas ações, que resultaram na compra de materiais de higiene bucal, uniformes e alguns móveis.

Os eventos voltados para a saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, distribuíram mais de 1000 kits de higiene bucal; e na educação a equipe recebeu 1000 kits de livros que trabalham assuntos ligados ao tema de serviços sócio assistencial e política nacional de assistência social.

O projeto ”Criança Feliz” também teve seu inicio. Ele percorreu os bairros da Capital, levando entretenimento, orientações, oficinas tratando vários temas, como educação,   saúde, cultura. Outra ação de 2017 foi a parceria com o projeto “Inspirando Sonhos”. Para trabalhar a autoestima das meninas, o “Inspirando Sonhos” iniciou suas atividades em setembro de 2017. Uma equipe formada pela cabeleireira Joana Darc, do Espaço La Provance, em parceria com o município, percorreu todas as unidades proporcionando às meninas o  'Dia da Beleza".

Na área cultural, o programa teve uma extensa programação de atividades. As meninas foram levadas para passeios culturais por pontos turísticos/históricos da cidade e para assistirem sessões de cinema, com filmes de abordagem educativas.

O ano também contou com uma grande comemoração do Dia das Crianças, que aconteceu no dia 6 de novembro, no Buffet Leila Malouf, com várias atividades culturais, musicais, teatro, espaço saúde e o momento beleza para as 900 ‘simininas’. Neste dia ainda aconteceu o lançamento do projeto “Dindas”, que funciona como base de apoio, em que empresárias e cia., adotaram a data comemorativa e fizeram doação de 1000 mil bonecas barbies, que foram entregues durante o evento.

Fechando o ano, a gestão inaugurou a 16ª unidade do Siminina. A nova estrutura já está atendendo mais de 30 meninas da Região do Sucuru.