Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SOLIDARIEDADE

25 de Junho de 2018 10h38

Siminina participa de arraiá solidário e valor arrecadado será destinado à compra de uniformes de balé

25/06/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

O fim de semana do programa Siminina foi recheado de delícias da tradicional culinária de São João. Com uma barraquinha de doces típicos dessa época, o grupo participou do 2º Arraiá Solidário do Shopping Goiabeiras. Segundo a coordenadora do programa, Dalma Beatriz Monteiro, o valor arrecadado nas vendas será revertido para a compra dos uniformes das meninas matriculadas nas aulas de balé. 

“Este ano, buscamos novas atividades para as meninas, sendo o balé uma delas. Estamos trabalhando para expandir os trabalhos desenvolvidos no programa, alcançando cada vez mais essas meninas e suas famílias, transformando a vida de cada uma. Diante disso, sabemos que nada seria possível sem os parceiros, e o Shopping Goiabeiras, pelo segundo ano, vem abraçando as causas do município com muito carinho. Este ano, o gesto de carinho vai realizar o sonho de várias meninas. Com a valor das vendas, vamos começar comprar os uniformes de balé das que já estão matriculadas nas aulas. Isso pode ser mínimo para alguns, mas para elas é algo maravilhoso.  Agradecemos a todos por acreditarem no nosso trabalho”, ressaltou.

Dalma lembra que a reformulação e extensão do programa é fruto de um olhar atento e sensível da primeira-dama Márcia Pinheiro, “que neste um ano e seis meses à frente do programa, não mediu esforços para proporcionar o que há de melhor às meninas”, observou.

Na ocasião, também expuseram o resultado do trabalho artesanal desenvolvido com as meninas assistidas pelo programa - como acessórios de cabelo - por meio do curso de Petchwork.  “Essas peças fazem parte das atividades que as meninas participam e que são aplicadas no intuito de desenvolver as habilidades. Hoje estão expostas para que as pessoas também possam observar os resultados desses trabalhos. Como já disse e reitero, o mínimo para uns, representa o máximo para elas”, completou a coordenadora.

 

Siminina -  O programa Siminina está em funcionamento há mais de 20 anos no município de Cuiabá. Com 16 polos e atendendo mais de 900 meninas, o programa já é reconhecido como referência em adoção de medidas preventivas socioeducativas, com meninas entre 6 a 14 anos, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Dentro da metodologia do programa, as meninas desenvolvem atividades no modo extraclasse, com o objetivo principal de complementar o trabalho realizado em sala de aula. Além do reforço escolar, também é feito o acompanhamento pedagógico e psicológico, aulas de artes e inclusão ao mercado de trabalho e cidadania.

Além de atividades voltadas às meninas de 6 a 14 anos, o programa agora também possui o “Jovem Siminina” - uma extensão que tem como base encaminhar as meninas ao mercado de trabalho, oferendo capacitação adequada para que elas cheguem nesta fase tão importante, bem preparadas e alcance boas colocações. A extensão é destinada às meninas que já completaram 15 anos.

“Quando assumimos o projeto, o primeiro olhar da Márcia foi ao cuidado com as meninas após elas encerrarem as atividades dentro do projeto. Entendemos que é de extrema importância que elas se sintam amparadas neste período de dúvidas e escolhas, para que consigam desenvolver com qualidade a entrada no mercado de trabalho, que refletirá na formação de cada uma,” finalizou a coordenadora Dalma.

 

Gestão inclusiva: uma nova realidade para a Cuiabá 300 - A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza vários canais de comunicação, visando à interação com a população no desenvolvimento da Capital. Para ficar por dentro do programa Siminina é só enviar um WahatsApp para o número 9 8409-3710, ou um e-mail para comunicacaointerna@cuiaba.mt.gov.br, com a mensagem “SIM”.  Por estes canais você também pode enviar suas dúvidas, sugestões, ajudando a Prefeitura na construção de uma gestão de inclusão social, equalizando e dignificando os serviços prestados ao cidadão cuiabano. Participe. Ajude a transformar Cuiabá!