Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / TALENTO

27 de Dezembro de 2017 09h53

Aprender nunca esteve tão cheio de cores e traços

27/12/2017

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Lá se foram os tempos das medidas ‘milimetricamentes’ retas, das paredes brancas, dos quadros negros e das portas e janelas lisas. Lá se foram os abecedários e cartilhas e das palmatórias. Em tempos de modernização, a educação ganha novos formatos. Aprender nunca esteve tão cheio de cores e traços. A educação ganhou nova roupagem e trouxe com ela um cenário encantador de ler e escrever.

É neste contexto de artes na educação que a aluna da rede de ensino municipal de Cuiabá, Janaina Souza Queiroz, de 12 anos, cria os traços que ilustrou o livro “Uma Poesia em Cada Olhar”, de Anne Ellen Lima,  lançado no inicio deste mês, no dia 7.  Janaina conta que desenhar é sua paixão e foi uma grata surpresa quando recebeu a notícia que participaria da obra poética.

“Primeiro eu não acreditei, pois sempre desenhei despretensiosamente. Nunca pensei que meus desenhos fossem fazer parte de um livro. Após a surpresa, fiquei maravilhada. Enxergar meu mundo entre as páginas do livro, sendo complemento da história, me fez sonhar com novas possibilidades”, descreveu a adolescente.  

A aluna também participa do programa Siminina, desenvolvido há 20 anos pela Prefeitura de Cuiabá. Foi durante as atividades do programa que Janaina mostrou sua arte. Ela descreve essa arte como algo que a leva para um mundo novo, onde pode se desprender das maldades. “Em meio às cores eu me sinto muito feliz. É algo que me traz bem estar e também me ajuda no desenvolvimento das demais atividades escolares. Desde pequena que me encantando com esse mundo. Nele tenho a liberdade de expressar minha imaginação, expor meus pensamentos de maneira leve,” diz a adolescente.

Quem observou o talento da moça de sorriso largo, foi a orientadora Maria Madalena Ferreira. Madalena descreve a aluna como uma menina calma, educada e sempre disposta para conhecer o novo. “A Jana é uma pessoa de energia boa e contagiante. Fui enxergando seus traços aos poucos. Ela sempre muito delicada, ia criando desenhos leves, com narrativas amorosas. Uma poesia descrita por meio das cores,” expôs.

Janaina é moradora do distrito da Guia e sonha em ser professora de artes. Ela agradece pela oportunidade que ganhou e externa sua gratidão a seus pais, “que mesmo com muita dificuldade não medem esforços para me proporcionar acesso à educação,” relata.