Quarta, 27 de fevereiro de 2019, 14h50
A- |  A+

Assistência Social e Desenvolvimento Humano / QUALIFICA CUIABÁ 300

Senai apresenta novos cursos para o Qualifica Cuiabá 300

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Senai irá ofertar em torno de três mil vagas


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A primeira-dama Márcia Pinheiro, acompanhada do secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho, receberam representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para avaliarem a proposta da instituição acerca da segunda edição do programa Qualifica Cuiabá 300 Anos.

Para 2018, a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Senai irá ofertar em torno de três mil vagas, mais do que o dobro disponibilizado no ano passado. Serão 130 turmas de alunos espalhados por toda Cuiabá, uma vez que, a característica do programa é levar os cursos diretamente à população em seus bairros.

São usadas as dependências físicas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), na maioria dos casos como as própria sala de aulas e em outros, o pátio para comportar as carretas móveis, disponibilizadas pelo Senai que possuem estrutura para determinados cursos.

De acordo com o gerente da instituição, polo Cuiabá, Carlos Eduardo Braguini, serão disponibilizadas seis carretas, sendo possível estender até dez carretas. No ano passado, quatro carretas foram utilizadas para a efetivação do programa.  

“O projeto tem um característica inovadora para este ano. Enquanto em 2018 tivemos cursos rápidos, de dois meses de duração, em 2019 estamos avançando em cursos técnicos de média e longa duração com um ano e meio de curso”, revelou.

A gama de cursos é outra novidade para a segunda edição do inédito programa da Prefeitura, tendo modalidades nas áreas de eletrotécnica, manutenção elétrica e mecânica.

A alta empregabilidade desses cursos são uma das principais características como, por exemplo, os da área de eletrotécnica que, mesmo durante a capacitação, empresas como a Energisa já recrutam alunos para trabalhar.

 

Força da Mulher

A participação feminina novamente é o grande objetivo da primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do programa, levando em conta o desejo da independência financeira para aquelas mulheres vítimas se violência doméstica.

“Ano passado tivemos 80% de mulheres realizando os cursos. Nosso foco é esse público, porque nos preocupamos em oferecer oportunidades para que as mulheres vítimas de violência não tenham que se submeter a determinadas situações por dependência do marido”, frisou Márcia.

A qualificação é uma das ações pensadas para a valorização da mulher, empoderamento feminino e combate à violência e o feminicídio. Para isso, cursos específicos para mulheres serão ofertado no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), inserido no Qualifica Cuiabá 300 Anos.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá