Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Julho de 2010 09h00

SELO UNICEF é tema de Fórum em Cuiabá

12/07/2010

Marcia Caetano-Assessoria/PMC

Na próxima quinta-feira (15-07), Cuiabá vai sediar o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB / CENE, à Rua Tereza Lobo, 399 no Bairro Senhor dos Passos.

O objetivo é ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos e cidadãs no acompanhamento e controle social das políticas públicas destinadas à infância e adolescência nos municípios.

Cuiabá aderiu ao selo tão logo o Unicef ampliou a abrangência do programa, concebido inicialmente apenas para os municípios do semi-árido brasileiro. Em 2008 o programa contemplou municípios da Amazônia Legal e mais 34 cidades mato-grossenses. A capacitação da equipe que desenvolve e o monitora as políticas públicas no cumprimento de metas para ações voltadas para a infância e adolescência é muito importante para a conquista do selo. O programa é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

O Selo é a contribuição do UNICEF para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governos estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e os adolescentes na Amazônia Legal, através de um plano de ação para a integração, articulação e cooperação de políticas dos três níveis de governo, do empresariado e da sociedade civil.  A Agenda Criança Amazônia “Mais Amazônia pela Cidadania”, assinado pelo presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008, é uma contribuição ao compromisso para o desenvolvimento social da região.

O Articulador do Selo Unicef em Cuiabá, Natalício Menezes, explica que a adesão de Cuiabá ao programa é um compromisso para a melhoria de indicadores sociais que representam qualidade de vida, mais educação e conquistas de direitos para crianças e adolescentes.“O programa Selo UNICEF Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de idéias, propostas e ações que melhorem as condições sociais do município, que refletem na qualidade de vida”.

“Somente será possível atingir esse objetivo”, segundo Menezes, “com a participação de todos: famílias, adolescentes, crianças, gestores e técnicos. Por isso, o Fórum é um importante momento de escuta, diagnóstico, consulta e participação social. Haverá um dia de capacitação de articuladores e conselheiros municipais dos Direitos da Criança nos municípios pólos”, resumiu.

 

Programação:

Dia 13/7 – Capacitação do Selo para os municípios que não participaram da primeira oficina em dezembro (14h às 18h)

14/7 – Capacitação para o I Fórum Comunitário (8h30 às 18h)

15/7 – Realização do I Fórum Comunitário de Cuiabá (8h30 às 14h30)