Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PARCERIA

10 de Maio de 2018 15h45

Segunda etapa do programa Pró-Família contempla mais de 1.700 cuiabanos

10/05/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Com o objetivo de atender mais de 5.000 mil famílias cuiabanas, que se encontram em estado de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado entregaram na manhã desta quinta-feira (10), mais de 1.700 cartões do programa Pró-Família, beneficiando, além das famílias, 113 agentes de saúde e quatro assistentes sociais. A entrega faz parte da segunda etapa do programa e contempla cada família com um cartão alimentação no valor de R$ 100.

 

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o benefício é de grande relevância para a vida dessas famílias. Ele ressalta que os poderes têm ciência que o valor não resolve a problemática da vulnerabilidade, porém auxilia no combate à pobreza e também na processo de qualificação dessas famílias, uma vez que um dos critérios para recebe-lo é estar matriculado em um dos cursos que o programa oferece.

 

 “Mais um benefício para somar aos demais e auxiliar na melhoria de vida dos cuiabanos. Um programa que vem ao encontro com a dinâmica da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, de atender os mais necessitados, levando dignidade a todos em um programa completo de inclusão social. Diante disso, agradecemos e parabenizamos ao governador pela brilhante iniciativa de criar este programa e promover mais esse acesso às famílias cuiabanas. Vamos continuar trabalhando e sendo parceiros do Governo, na caminhada de transformação da nossa capital”, disse Wilton.

 

Somando com a primeira etapa, o programa já entregou aos cuiabanos 2.805 cartões. A meta agora é alcançar mais 2.000 famílias nos próximos meses. Para isso, as equipes das Secretarias de Assistência e Saúde do Município trabalham em conjunto, na identificação, cadastramento e filtragem dos perfis. O processo vai desde a análise de perfis, através do banco do CadÚnico - Cadastro Único – do governo federal.

Com repasse mensal de R$ 1.195.200, o programa foi lançado em 2017 pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com mais de 100 municípios e já beneficiou mais 13 mil famílias. Os contemplados recebem o cartão já desbloqueado para compras em supermercados credenciados no programa

 “Os que não puderam comparecer na solenidade, poderão retirar seus cartões na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região. O titular desse apresentar um documento com foto,” concluiu o secretário.