Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Maio de 2011 13h45

Secretários levam informações sobre serviços públicos a comunidades rurais

05/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

O secretário de assistência social, Mário Lúcio, em companhia do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar,  visitou neste final de semana (30-04) a comunidade do Rio dos Couros, localizada a 50 quilômetros do centro de Cuiabá, onde se reuniu com representantes do assentamento 21 de Abril, Cinturão Verde do Pedra 90 e comunidade do São Jerônimo.

O objetivo do encontro foi ouvir, in loco, as solicitações dos moradores que reivindicam melhorias nas condições das estradas que servem o local, acesso aos programas sociais da SMASDH e apoio para o desenvolvimento de projetos de agricultura famíliar.

De acordo com o secretário Mário Lúcio, as 500 famílias que estão instaladas na região, neste período de chuvas, sofrem muito por causa das condições precárias das estradas.

“As estradas estão com vários atoleiros, cabeceiras de pontes prejudicadas e a situação fica muito precária. A comunidade também quer ter acesso aos programas sociais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –PETI e Pro Jovem, além de apoio para formação de grupos de convivência de idosos. Estamos estudando a possibilidade de implantar CRAS itinerantes em Cuiabá, o que seria uma forma de facilitar a inclusão dessas comunidades nos programas sociais”, explicou o Mario Lúcio.

A visita dos secretários se estendeu ainda aos assentamentos de Raizama e Formosa, localizados a
80 km do centro de Cuiabá, na Zona Rural da Regional Sul.  A maior necessidade destas comunidades também é a melhoria da infraestrutura da malha viária que dá acesso à região, e em seguida apoio para os projetos de agricultura familiar e serviços de programas sociais.